DE OLHO NO CÉU

Clima colaborou e eclipse da Lua pôde ser visto na região

Mais de 400 pessoas acompanharam o fenômeno no Observatório Astronômico de Brusque
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 16/05/2022 às 05:40
Imagem: Observatório Astronômico de Brusque

O tempo colaborou e mais de 400 pessoas acompanharam o eclipse total da Lua no Observatório Astronômico de Brusque ao longo da noite de ontem (15) e madrugada desta segunda-feira (16/5). 

Com a passagem do satélite pela sombra da terra as cores do astro mudaram para o tom avermelhado. Antes, porém, os visitantes lotaram o auditório para acompanharem a palestra do astrônomo Silvino de Souza que explicou, em detalhes, como ocorrem os eclipses. 

‘LUA DE SANGUE’

A imagem acima, registrada pelo observatório brusquense, foi postada nas redes sociais e presenteou os visitantes e todos aqueles que tiraram algumas horas de sono para acompanhar o fenômeno. 

O ECLIPSE

Os eclipses lunares só ocorrem quando é Lua Cheia. Silvino lembra que, nesse momento, os três astros estão perfeitametes alinhados (Sol, Terra e Lua). “Como o Sol é um astro luminoso (estrela)  e está no centro do sistema, faz com que a Terra, juntamente com a Lua, gire ao seu redor e, de tempos em tempos, ocorram os eclipses”, disse. 

Existem três tipos de eclipses: 

Total: quando os três astros se encontram perfeitamente alinhados; 

Parcial: quando apenas uma parte do astro é eclipsada 

Anular: quando o astro a ser eclipsado, encontra-se mais distante, e apenas seu centro é eclipsado, deixando as bordas visíveis, parecendo um anel , por isso anular, ou anelar.

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp