OSB Brusque

Programa de contação de histórias do retorna ao formato presencial

Apresentação do programa 'Era uma vez, uma semente do bem' foi realizada na Escola Professor Carlos Maffezzolli, de Guabiruba, durante evento literário
por Assessoria de Imprensa - Amplitude Comunicação 20/05/2022 às 10:01

O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) retornou com o programa “Era uma vez, uma semente do bem” também no formato presencial, durante a primeira Semana Literária, realizada pela Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli, em Guabiruba. O evento iniciou nesta segunda-feira (16) e segue até sexta-feira (20), para todos os alunos do Ensino Fundamental. 

A contação de histórias do OSB Brusque foi realizada nos períodos matutino e vespertino, para um total de 351 estudantes. 

“A retomada do programa Era uma vez, uma semente do bem no formato presencial era aguardada com muita ansiedade e entusiasmo por toda a equipe do OSB Brusque. Foram dois anos de programa somente no modelo virtual (2020 e 2021) e agora, retornar também ao formato presencial traz um significado muito especial, pois temos a interação calorosa das crianças”, destaca a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania do Observatório, Priscila dos Santos Petermann. 

De acordo com ela, o programa segue o ano letivo de 2022 nos dois formatos, presencial e virtual, sendo que tanto as escolas, quanto os alunos aguardam ansiosos pelas ações.

 “As histórias são criteriosamente selecionadas e temos tido retornos extremamente positivos desta ação voltada para a cidadania”, completa.

Para o diretor-geral da Professor Carlos Maffezzolli, Willian Soares da Silva Junior, o incentivo à leitura, a valorização do livro, momentos de construção de conhecimento e reflexão formam o momento de contação de história, realizado pelo Observatório Social. “As crianças adoraram as histórias, bem como os bons exemplos que cada uma trouxe. Nós, como escola, ficamos gratos pela parceria no incentivo à leitura”, ressalta.

Logo após a contação de histórias, a escola foi presenteada pelo OSB Brusque com uma muda de planta. Os alunos e professores que participaram do evento receberam um tag com a seguinte mensagem impressa em papel semente: "O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo. O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo". O papel pode ser plantado/cultivado em vaso ou no jardim de casa pelos estudantes, que também receberam uma pulseira com a frase: sou um cidadão do bem. 

O programa

O  “Era uma vez, uma semente do bem” foi criado pelo OSB Brusque em 2019 e suas aplicações tiveram início em outubro daquele ano. Trata-se de um programa voltado para a formação cidadã, no formato de contação de histórias infantis, que tem como principal objetivo resgatar e/ou ensinar valores éticos e morais ou algum ensinamento positivo através do mundo encantado das histórias. 

O presidente do OSB Brusque, Claudemir Marcolla, afirma que o programa é uma importante ferramenta da entidade para a educação cidadã e motivo de orgulho para todos os envolvidos.

 “Tivemos que nos reinventar devido à pandemia com o formato digital e agora é uma alegria retomar também as contações de histórias presencialmente. Temos muito orgulho desse programa, que leva educação cidadã para crianças da nossa região”, frisa. 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp