O mês de novembro será especial para o Instituto Anjos do Peito. Além de celebrar 15 anos de fundação, a entidade promove duas ações solidárias com o objetivo de arrecadar recursos para a manutenção de suas atividades e fortalecer o atendimento às gestantes, mamães e bebês de Brusque e região.
Café Colonial
A primeira iniciativa acontece no dia 5 de novembro, com o tradicional Café Colonial, durante a realização da FIP Baby, evento promovido pela FIP Feira da Moda.
A comunidade poderá saborear as delícias do café em dois horários: a partir das 7h30 e às 15h30. O ingresso custa R$ 35 e as vagas são limitadas. Toda a renda arrecadada será revertida em prol do Instituto.
Para participar, é preciso realizar as inscrições, que podem ser feitas pelo formulário disponível em: https://forms.gle/ysh97grkvW7EFn8i6
Pedágio Solidário
Já no sábado, 8 de novembro, o Anjos do Peito promove o Pedágio Solidário, das 8h às 12h, em cerca de dez pontos de Brusque.
A entidade convida voluntários a participarem da ação, contribuindo com seu tempo e solidariedade. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (47) 3351-7786 ou (47) 9 9251-1183.
Universitários que colaborarem no pedágio receberão declaração de horas complementares.
15 anos de história e celebração
Neste mês, o Instituto também comemora 15 anos de fundação. Para marcar a data, no dia 29 de novembro, será realizada uma ação especial na sede da entidade, com a venda de mini pizzas, cuja renda será destinada à manutenção dos serviços.
Voluntários, parceiros, colaboradores, famílias atendidas e toda a comunidade estão convidados a participar desse momento de celebração e gratidão.
Saiba mais
A história do Instituto Anjos do Peito começou ainda na década de 1990, a partir do trabalho voluntário e da sensibilidade da enfermeira Angelina Lucia Tarter, que, na época, atuava como supervisora do Setor Materno Infantil, do então Hospital Evangélico. Entre 1994 e 1996, ela e a assistente social Sandra Helena de Almeida, coordenadora da Clínica Uni-Duni-Tê, realizavam ações de orientação às mães no momento da alta hospitalar, abordando temas como cuidados com o bebê, amamentação e Teste do Pezinho.
Nos anos seguintes, Angelina seguiu ampliando as iniciativas de apoio às gestantes, mamães e bebês. Durante o período em que trabalhou no Sesi, entre 1996 e 1998, promoveu grupos de gestantes nas empresas de Brusque e no próprio Sesi, em parceria com a Clínica Uni-Duni-Tê e com a Unimed. De 1999 até 2002, passou a atuar com a realização do Teste do Pezinho, na Clínica Uni-Duni-Tê e, em paralelo, trabalhava na rede pública de saúde.
Ao perceber as dificuldades enfrentadas por muitas mães para amamentar nos primeiros dias de vida do bebê, iniciou atendimentos domiciliares voluntários, fora do horário de trabalho, oferecendo orientação e apoio técnico.
O trabalho foi crescendo e, em 2007, após passar no concurso e ser efetivada na rede pública, Angelina sugeriu para o município um projeto que trabalhasse com o aleitamento materno, que ganhou o nome “Anjos do Peito”.
Contudo, por não se tratar de um programa governamental e pela falta de estrutura para manter o atendimento, surgiu a necessidade de formalizar o projeto de maneira independente. Assim, em 29 de novembro de 2010, nascia oficialmente o Instituto Catarinense Anjos do Peito, entidade sem fins lucrativos que passou a atuar de forma autônoma, com sede em Brusque e abrangência em todo o estado.
Desde então, o Instituto se consolidou como referência em aleitamento materno e nascimento humanizado, oferecendo acolhimento, escuta e atendimento especializado a gestantes, nutrizes, bebês e famílias. A equipe é composta por uma diretoria de oito membros, além de profissionais e voluntários que dedicam tempo e conhecimento à causa. Atualmente, o atendimento é realizado por Angelina Lucia Tarter, cedida pela Prefeitura de Brusque com ônus ao município, e por mais oito prestadoras de serviço custeadas pela própria entidade.
Atendimento e serviços
Entre os serviços oferecidos estão apoio e manejo na amamentação, drenagem e extração de leite, laserterapia, puericultura e pesagem de bebês, além de palestras, cursos e orientações em grupo.
Somente em 2024, a entidade já realizou mais de 5.200 atendimentos a gestantes, puérperas, nutrizes e familiares.
O trabalho é mantido graças à colaboração da comunidade, por meio de eventos, pedágios, rifas e doações. Uma das formas de contribuir é pelo convênio com o Samae, que permite doações diretas via conta de água.
Contato
(47) 3351-7786
Rua Azambuja, 789 – Brusque (SC)
anjosdopeito@gmail.com
www.anjosdopeito.org.br















