Nesta terça-feira, 5 de agosto, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) recebeu em sua sede a primeira turma do projeto Integra ACIBr 2025, promovido pelo Núcleo de Instituições Educacionais. Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense Campus Brusque (IFC Brusque) puderam conhecer um pouco mais da entidade e suas atividades, através da ação que visa promover o associativismo entre os jovens.
Na oportunidade, os estudantes foram recepcionados pelo presidente da ACIBr, Marlon Sassi; o secretário executivo, Gustavo Gonzaga Pereira; a representante do Núcleo de Instituições Educacionais, Dione Bruns Rüdiger; e pela coordenadora do Núcleo de Empresas Contábeis, Cristina Zuqui.
“O projeto do Núcleo de Instituições Educacionais é maravilhoso: trazer alunos dos terceirões para dentro da entidade e conhecer na prática o associativismo e seus benefícios para o desenvolvimento da nossa região. Fazê-los entender que o voluntariado faz isso acontecer e vê-los curiosos perguntando sobre nossas ações e eventos nos mostra que estamos no caminho certo. Acredito que desta forma fomentamos a criação de novas lideranças”, afirmou o presidente da ACIBr, Marlon Sassi.
Ele ainda ressalta que esta foi apenas a primeira turma e nas próximas semanas a entidade deve receber cerca de 450 estudantes. “Ano passado ultrapassamos os 400 alunos e desta vez não deve ser diferente, é sempre muito especial ter esses jovens conosco. Parabenizo o Núcleo pela iniciativa e também agradeço aos coordenadores e associados que aceitaram apresentar seus cases para estes estudantes”.
Integra ACIBr
A representante do Núcleo de Instituições Educacionais, Dione Bruns Rüdiger, ressalta que o intuito da ação é de que os alunos vejam na prática os frutos do associativismo. “É uma forma de mostrar aos jovens que a união faz a força, que independente da profissão que eles escolherem sempre vai ter alguém para auxiliá-los. Além disso, não existe outra forma de conhecer a ACIBr e suas ações, se não os trazendo para dentro da entidade e vendo sua atividade na prática, conversando com o presidente e também com alguns associados. E o Núcleo acredita que este momento agrega muito para a vida pessoal e profissional deles”, pontuou.
Case de sucesso
Os alunos também conheceram o case de sucesso da coordenadora no Núcleo de Empresas Contábeis, Cristina Zuqui. Ela compartilhou com os jovens um pouco da sua trajetória pessoal e profissional.
“É sempre gratificante e enriquecedor compartilhar nossa trajetória com os jovens. Conversar com eles nos faz relembrar de quando tínhamos essa idade e refletir sobre o quanto evoluímos até aqui. Poder dar uma palavra de incentivo e uma orientação para esses alunos, que estão em um momento de decisão, é muito especial”, comentou Cristina.
A professora de matemática, Paula Cristina Bacca, que acompanhou a turma na visita, frisou que a iniciativa contribui para a formação e escolha de carreira. “Acredito que o mais importante é verem que a vida é feita de escolhas, mas além disso, devemos sempre seguir o que gostamos de fazer. E eu acho que isso ficou muito marcado hoje, principalmente na história da Cristina. E também a mensagem da ACIBr sobre o associativismo dos empresários se unirem para o bem comum. No mundo atual temos muito a ideia de que é cada um por si e trazer essa mensagem de união é muito importante”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação