Janela Popup com Áudio

Ao Vivo

Publicidade

Internação humanizada de Brusque vira case em evento regional

Município foi convidado para abordar as experiências vividas

Fonte: Secom/Brusque

Publicidade

Na última semana, a Secretaria de Saúde de Brusque e a Secretaria de Desenvolvimento Social, estiveram presente na reunião do Colegiado de Apoiadores da Rede de Atenção Psicossocial de Santa Catarina.

Na oportunidade, foi abordada a temática “Quando a Lógica Manicomial se Fantasia de Humanização para Confundir a Sociedade: Não ao Projeto Higienista da População em Situação de Rua em Santa Catarina”. 

O objetivo foi dialogar sobre as situações que vem se perpetrando em diversos municípios catarinenses, envolvendo as populações em situação de rua, em especial a internação involuntária e compulsória destas pessoas e o descumprimento dos diversos dispositivos jurídicos existentes no Brasil, como leis, decretos, portarias, estatutos, resoluções e recomendações. 

Com isso, as duas secretarias de Brusque estiveram presentes para apresentar os casos de internação humanizada realizadas em Brusque, através do decreto n°6771. A cidade de Brusque, junto com o município de Lages, foi reconhecida pelos casos positivos de abordagem e  internação. 

“Para a gente é um motivo de bastante orgulho levar a experiência de Brusque, juntamente com o município de Lages, neste colégio estadual de saúde mental”, ressalta a secretária de Saúde, Thayse Rosa. “A gente compartilhou, fomos convidados enquanto prática exitosa por termos pensado num fluxo diferenciado, trabalhando em conjunto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde e toda definição dos critérios que a gente construiu coletivamente, assim como equipe de saúde mental do nosso município. Então, para gente é um motivo aí de comemoração mesmo, de dividir uma prática que possa inclusive estar auxiliando outros municípios”, enfatiza. 

Na reunião, também foram convidados os promotores de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Douglas Roberto Martins e Samuel Dal Farra Naspoline. No período da tarde, houve um grupo de trabalho sobre Enfermagem em Saúde Mental no Coren, com a enfermeira Denise Thum. As duas ações foram feitas em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.