Nesta sexta-feira, 15 de agosto, o Grupo Amigo de Canto Alemão promove seu tradicional jantar para comemorar os seus 35 anos, na AABB. Formado por 16 membros, o grupo interpreta músicas tradicionais, folclóricas e sucessos atuais em alemão, difundindo a tradição germânica por onde passa.
O presidente da entidade, Valter Stoltenberg, conta que nesta edição está confirmada a presença de ex-integrantes e ex-maestros. “Será uma grande confraternização para celebrar essa história de muita cantoria. Além disso, teremos a apresentação de mais uma banda para animar a festa até a madrugada”, afirma.
Valter ressalta que os ingressos ainda estão à venda com os membros do grupo e também na loja Stoltenberg. “Quem quiser participar pode adquirir seu cartão no valor de R$ 120. Vamos ficar muito felizes em receber todos para esta noite especial”.
O grupo
O Grupo Amigos do Canto Alemão é formado por 16 membros, que interpretam músicas tradicionais, folclóricas e sucessos atuais em alemão. “Éramos amigos e geralmente nos encontrávamos em aniversários e ali cantávamos músicas, que nossos antepassados trouxeram da Alemanha. Na época, o Dr. Germano Hoffmann foi quem tomou a iniciativa de organizar o grupo, junto com o acordeonista Joel Krieger e o maestro Gilberto Rau. A partir de então, cada um ia sugerindo uma música e outra, assim fomos montando nosso repertório. Nos encontrávamos aos sábados, fazíamos um almoço e ensaiávamos. A data oficial de fundação foi dia 16 de junho, junto com a criação do estatuto, registro em cartório e a nomeação de Utilidade Pública Municipal e Estadual”, contou o presidente.
Lei de Incentivo à Cultura
Manter os serviços, renovar a identidade visual, ampliar a divulgação e garantir os custos do maestro se tornaram possíveis graças à aprovação de um projeto na Lei de Incentivo à Cultura junto ao Governo Federal. Liberado em abril deste ano, o projeto ainda segue em período de captação.
“O grupo sempre se manteve com recursos próprios e, quando participava de alguma lei de incentivo, era voltado para a gravação de CD. Acredito que esta é a primeira vez que buscam um projeto para manutenção. Todos estão empolgados com esta nova fase, já que a divulgação também é importante para difundir a cultura germânica”, afirma o diretor da Prisma Cultural, Sérgio Valle.
Até o momento, cerca de 25% dos recursos foram captados e estão sendo aplicados no pagamento do regente. Também estão previstas duas apresentações, dez ensaios e ações de marketing.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação