Publicidade

Jean Pirola classifica o Azambuja como “um hospital de referência, regional e de ponta”

Vereador apresentou informações e dados atualizados para defender a importância da casa de saúde para Brusque e municípios vizinhos

Fonte: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque

Publicidade

Na sessão ordinária desta terça-feira, 12 de novembro, o vereador Jean Pirola (PP) repercutiu informações e dados atualizados a respeito do Hospital Azambuja – “Um hospital de referência, que faz um atendimento exemplar à comunidade, de alto padrão”, disse. “São 734 colaboradores, 160 médicos no corpo clínico, 193 plantonistas de sobreaviso de várias especialidades, 36 médicos plantonistas pediátricos e 40 médicos plantonistas em pronto-socorro. Isso tudo contratualizado com o município”, ressaltou o parlamentar.

“A gente tem que dar os parabéns para essa diretoria que transformou o hospital”, afirmou Pirola, citando o diretor administrativo da casa de saúde, padre Nélio Roberto Schwanke, o vice-diretor administrativo, Gilberto Bastiani, o 1° secretário, Marcilio César Ghislandi, e os provedores Ingo Fischer, Luciano Hang e Osmar Crespi, o Maru. “Quiçá não fossem os empresários fazerem vaquinhas rápidas para a construção imediata de alguma ala, a modernização de quartos, não teríamos o que temos hoje, claro, não fosse o trabalho conjunto dessa administração”, ponderou.

Depois de discriminar por tipos os 223 leitos disponíveis no Azambuja, ele comentou: “É praticamente um hospital regional, pelo número, pelo tamanho”. Em relação aos atendimentos em urgência/emergência e ambulatoriais – 211,8 mil em 2023 e 211,6 mil até 06 de novembro de 2024, o vereador destacou: “Se somos em 150 mil habitantes, o Azambuja sozinho já atendeu pelo menos uma vez cada habitante de Brusque e ainda fez outros 50 mil atendimentos. Contabilizando Guabiruba e Botuverá, temos um atendimento regional. São números expressivos, temos que parabenizar”.

Outro tópico abordado pelo edil foram as habilitações em alta complexidade que o hospital possui: em cirurgia bariátrica (desde 2021), cirurgia ortopédica (desde 2022), cirurgia cardiovascular (desde 2023), UTI neonatal (16 leitos), UTI adulto (30 leitos), e leitos de AVC (05). Na área da oncologia, os serviços aguardam credenciamento.

Por fim, Pirola se referiu ao projeto de cirurgia robótica da instituição. “É o segundo robô do Brasil, só tem no Albert Einstein [em São Paulo] e em Brusque, cirurgias robóticas 100% feitas por máquina. Isso é um avanço tecnológico maravilhoso. Temos um hospital de ponta, que atende a nossa população com muito carinho. Estamos muito bem representados na saúde brusquense”, concluiu.

Assista: https://youtu.be/4CiuCrlwHxU

Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.