Publicidade

Jean Pirola critica Lula por declaração sobre o uso de foto de homem negro em propaganda oficial

Ele também discorreu sobre a necessidade de regulamentação do descarte de resíduos volumosos no município

Fonte: Aline Bortoluzzi/Câmara de Brusque

Publicidade

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 26 de agosto, o vereador Jean Pirola (PP) rechaçou a declaração que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez em Sorocaba (SP), no dia 21 de agosto, ao se referir à fotografia usada numa propaganda do governo federal que pretendia divulgar o Brasil no exterior. “Um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”, afirmou Lula ao descrever a imagem aplicada na peça publicitária que, segundo criticou, era preconceituosa.

Para o vereador, o presidente cometeu um ato racista. “O meu avô faleceu aos 98 anos, infelizmente, com depressão, porque a idade lhe levou os movimentos dos dedos – ele era músico, tocava saxofone, pistão e violino. O meu avô – negro, bugre, lá de Urubici – pela humildade, pela pobreza, pela falta de recursos, faleceu sem dentes na boca, mas ele é meu orgulho”, afirmou. “Eu não vejo os movimentos nacionais falarem sobre esse caso de racismo que o senhor Lula cometeu. A foto de um homem negro sem dentes não é vergonha pra ninguém”, criticou. “Racismo é crime. Já está na PGR [Procuradoria-Geral da República], já foi feita a denúncia”.

Descartes irregulares

Num segundo momento, Pirola repercutiu uma notícia da rádio Cidade que questionava a suposta falta de legislação que puna o descarte irregular de entulhos volumosos no município. Ele observou que a Lei nº 4.671/2024, que dispõe sobre a Política Municipal de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, além da Lei Complementar nº 416/2024, que apresenta o Código de Posturas Sustentáveis de Brusque, já versam sobre o assunto.

“[Porém,] não encontramos decretos municipais que estabeleçam a destinação dos resíduos sólidos, ou seja, esses descartes que vemos no dia a dia. Nós temos já a legislação que fala o básico, digamos, do que pode ser a destinação desses materiais: sofá, armário, guarda-roupas, restos de material de construção. O que falta é o decreto”, disse. “Então, eu vou pedir ao líder [de governo], Paulinho [Sestrem], que leve [essa demanda] à administração e a gente possa até trabalhar em conjunto a formação, a criação e a regulamentação das regras para a destinação desses resíduos”, sugeriu.

Assista ao pronunciamento do vereador na íntegra: https://youtu.be/mdD6Z2f9ttw

Texto: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.