Publicidade

Jean Pirola critica “xenofobia contra o povo do Sul do Brasil” praticada na internet

O parlamentar se pronunciou sobre o assunto na sessão da terça-feira 11 de fevereiro

Fonte: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque.

Publicidade

O vereador Jean Pirola (PP) se disse “aterrorizado” pelos comentários contra pessoas do Sul do Brasil publicados em notícias na internet a respeito do suposto caso de racismo cometido por um torcedor do Brusque contra o goleiro Caíque, do Criciúma, após a partida do dia 8 deste mês pelo Campeonato Catarinense. O parlamentar se pronunciou sobre o assunto na sessão da terça-feira 11 de fevereiro.

“Quando você critica um crime cometendo outro, você é criminoso também. Vão punir todos os que fizeram esses comentários?” Após a indagação, Pirola exibiu capturas de tela onde se liam textos como: “Se juntar todos os sulistas em um lugar só, eu pago a gasolina e a pólvora. O isqueiro alguém traz de casa, porque o meu acabou”; “O Sul pode ser separado do Brasil quando? Saco cheio desse povo alemão”; “Quando o pessoal estava debaixo d’água, não estavam xingando ninguém”; “O Sul tem que ser separado da federação. Esses caras são uns lixos. São tudo menos brasileiros”.

Em seguida, ele observou: “Esses crimes de xenofobia que acabei de ler é 1% do que está escrito nos portais esportivos. Quando eu escrevo a palavra ‘ladrão’ nas redes sociais, vem uma informação da Meta e diz ‘você não pode escrever ladrão’ – porque pode estar ligando ao Lula. E essas mensagens? Porque eu nasci no Sul, em Criciúma, eu sou do Sul, eu amo o Sul, eu não posso gostar do restante do Brasil? Por eu nascer no Sul, ser branco, mesmo sendo neto, sobrinho, bisneto de negros, eu sou racista por nascença?”

Adiante, o vereador concluiu: “Por um possível caso isolado de racismo – porque ainda não foi julgado, e isso acontece em todos os estádios do Brasil, infelizmente -, o Sul vai pagar o preço? Essa divisão que ocorre de norte a sul, leste a oeste, é o exemplo clássico, infelizmente, de um trem desgovernado. […] Eu fico entristecido pela quantidade de crimes ocorridos nas redes sociais de xenofobia contra o povo do Sul do Brasil, porque o povo do Sul também é brasileiro, como é o nordestino, o nortista […]. Todos nós somos brasileiros”.

Assista ao pronunciamento:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.