Publicidade

Jornal da Manhã recebe diretor técnico e gestor do Hospital Azambuja

Na oportunidade, falaram sobre a chegada do robô Da Vinci e outros assuntos

Fonte: José Acacio Dalcastagne/Rádio Araguaia FM

Publicidade

Nesta quarta-feira (22/1), o gestor hospitalar Gilberto Bastiani e o diretor técnico Dr. Eugênio Maciel, falaram sobre as conquistas e os avanços nos serviços prestados à população, destacando a instituição como referência em saúde para Brasil.

O Dr. Eugênio abordou os avanços tecnológicos, como a chegada de novos equipamentos, incluindo o robô Da Vinci, que possibilita a realização de procedimentos menos invasivos, garantindo maior segurança, menor tempo de recuperação e redução de riscos para os pacientes. “O médico que hoje não pensa em robô já está ultrapassado. O robô não é um luxo, é uma evolução, oferecendo menos complicações e permitindo a realização de microcirurgias. Além disso, não é o robô que opera, mas sim um médico habilitado”, afirmou.

Segundo Gilberto Bastiani, o valor total do projeto para adquirir o robô Da Vinci foi de cerca de R$ 13 milhões, sendo importado dos Estados Unidos. A previsão é que o equipamento esteja em operação dentro de aproximadamente 30 dias. “Além do robô, outros equipamentos dão suporte ao robô, além da montagem de uma sala cirúrgica complexa, com as equipes de apoio e materiais necessários. É realmente um projeto gigante para colocar o robô em funcionamento”, explicou.

Dr. Eugênio também comentou a diferença entre os procedimentos realizados de forma convencional e os realizados com o robô. “A diferença é no tempo, na recuperação, menos sangramento e não uso de antibióticos, como por exemplo nas cirurgias de próstata o paciente tem menos risco de impotência, o que é muito importante para os homens”, destacou.

Gilberto também falou sobre a aquisição de um simulador de robô, que permitirá aos profissionais realizarem treinamentos. “Na verdade, compramos o conjunto completo, incluindo o simulador. Assim, o profissional poderá se aperfeiçoar durante os intervalos. O simulador já está instalado, e alguns médicos já estão agendando horários para utilizá-lo”, afirmou.

Durante a entrevista, o Dr. Eugênio também fez questão de destacar a importância do diretor administrativo do Hospital, Pe. Nélio Roberto Schwanke, ressaltando a credibilidade que ele trouxe à instituição. “Ele é o nosso norte, nossa rocha. Foi ele, junto com os empresários, que obteve o respeito da ordem da Igreja. É um homem muito ético, correto, e já sofreu muito por causa do hospital”, finalizou.

Ouça a entrevista completa:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.