Publicidade

Julgamento de Bolsonaro no STF mobiliza grande esquema de segurança em Brasília

GSI e SSP/DF coordenam ações com revistas, drones e bloqueios em pontos estratégicos

Fonte: Marcelo Camargo, Agência Brasil

Publicidade

Um esquema de segurança reforçado foi montado em Brasília para os dias do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como o núcleo principal da suposta tentativa de golpe de Estado investigada após os atos de 8 de janeiro.

O julgamento está previsto para começar nesta terça-feira (2), e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informou que a Praça dos Três Poderes, além de outros pontos estratégicos da capital federal, contará com efetivo policial ampliado.

Segurança reforçada em prédios públicos e residências oficiais

Além da Praça dos Três Poderes, a segurança será reforçada nas ruas de acesso às residências oficiais de autoridades como os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) também intensificou as medidas de proteção nos Palácios do Planalto, da Alvorada e do Jaburu, com instalação de gradis e maior controle de acesso.

Todas as pessoas que se aproximarem da Praça dos Três Poderes portando mochilas serão revistadas. O uso de drones também está previsto como parte da estratégia de monitoramento.

— O Supremo permitiu que pessoas assistam ao julgamento lá de dentro. A gente tem alertado que faremos a revista das pessoas que forem para a Praça dos Três Poderes — afirmou Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF.

Inteligência ativa e acompanhamento até o dia 8 de setembro

Para acompanhar possíveis riscos, foi criado um núcleo de inteligência dentro da SSP/DF, com a participação de policiais legislativos e servidores do governo federal. Esse núcleo será responsável pelo monitoramento de ameaças durante toda a semana, podendo ter suas atividades prorrogadas além do dia 8 de setembro, dependendo da avaliação da segurança.

A expectativa é de que o julgamento tenha forte repercussão política e social, e as autoridades afirmam estar preparadas para garantir a ordem e a segurança no entorno do Supremo Tribunal Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.