Durante cinco dias, Brusque foi mais do que uma cidade: virou terreno sagrado para quem tem a lama como pista favorita. A XXXI Festa Nacional do Jeep (Fenajeep) chegou ao fim neste domingo, 22 de junho, atraindo centenas de pilotos, um público apaixonado por aventura, empresários do setor e grandes nomes do universo 4×4. Celebrando a força, a técnica e o espírito de amizade dentro e fora das pistas, a festa mais uma vez se consolida como o maior evento off-road da América Latina.
Para o presidente da Comissão Organizadora da XXXI Fenajeep, Luiz Gustavo Ullrich, o sentimento é de realização. “Durante o evento as pessoas vibraram muito com a performance dos pilotos, na pista indoor e no desafio. A nossa avaliação é bastante positiva, sobretudo pelo retorno que estamos recebendo. Os competidores estão elogiando, os expositores estão satisfeitos e o público aprovou mais essa edição”, comemora.
A XXXI Fenajeep entra para a história com uma marca surpreendente: as inscrições para pilotos encerradas em menos de 24 horas. “Foi algo que nos impressionou. Isso reflete o comprometimento da comissão organizadora com a qualidade do evento. Recebemos 15 carros vindos do Nordeste e, para o próximo ano, já nos informaram que virão mais pilotos. Então a dica é se programar e logo garantir a vaga, para não correr o risco de ficar de fora”, adianta Guto.
A presença de nomes de peso também deixou sua marca nesta edição. Um dos visitantes mais ilustres foi Anderson Dick, fundador da FuelTech, marca reverenciada no cenário automotivo. Outro destaque foi Josimar Hudema, referência nas pistas de arrancada do Brasil, que competiu na categoria UTV Pro. “O curioso é que teve piloto da região que conseguiu superar o tempo dele. Isso mostra o nível das pessoas que estão competindo”, destaca Guto.

Comissão organizadora
O sucesso da XXXI Fenajeep também é resultado de dedicação coletiva. A comissão organizadora é formada por 11 pessoas, mas centenas de voluntários e parceiros trabalham para que tudo possa funcionar.
“Quando termina um evento, já começamos a planejar o outro. Refletimos sobre os erros e sobre o que é possível melhorar. Pensamos nas atrações, no que pode ser adequado para proporcionar mais conforto e, especialmente, na segurança dos pilotos, colaboradores e do público”, explica o presidente.
Segundo ele, a organização da XXXII Fenajeep deve começar em julho. “Uma das certezas é de que continuaremos instalados no complexo Chico Wehmuth. Ouvimos muitos elogios nos parabenizando por este novo espaço e, mesmo que seja um pouco distante do centro da cidade, é mais amplo e aberto. Por isso, já estamos planejando algumas instalações fixas, que proporcionarão uma melhor estrutura para os pilotos, para quem vem acampar e para os visitantes”.
Bons negócios na Fenajeep
No Salão Off-Road da XXXI Fenajeep, muitos negócios foram fechados. Durante todos os dias de festa, o espaço recebeu um grande número de visitantes que puderam conferir os principais lançamentos e novidades do mercado off-road. Nesta edição, 80 empresas divulgaram e negociaram seus produtos nos 97 espaços comerciais disponíveis.
Para a diretora da Comissão Organizadora da Fenajeep, Valzete Walendowsky, esta edição do Salão Off-Road pode ser considerada uma das melhores dos últimos anos. Segundo ela, o retorno dos empresários foi bastante positivo, desde as primeiras horas de negociações.
“Todos os expositores ficaram muito satisfeitos. Recebemos no nosso salão um público profissional, que entende mesmo do mundo off-road, e veio em busca dos lançamentos. E isso fez bastante diferença para os empresários. Foram muitos negócios fechados aqui dentro durante esses dias”.
Valzete ressalta que esse resultado positivo nas vendas reforça a credibilidade e a importância da Fenajeep para o segmento off-road. “Ficamos muito satisfeitos de ouvir os relatos dos empresários. Isso para nós é importante porque acaba gerando uma expectativa para o próximo ano. Temos certeza que em 2026, os principais lançamentos do mercado serão feitos, mais uma vez, na Fenajeep”.

Pista foi aprovada pelos pilotos
Nesta edição, 193 pilotos participaram das disputas indoor, distribuídos nas categorias Gaiola Aspirado, Gaiola Turbo, Jeep Aspirado, Jeep Turbo, UTV Iniciante e UTV Pro. O diretor de provas, Vinícius Ullrich, destaca que a pista foi bastante elogiada pelos competidores, principalmente após as modificações, visando a segurança dos pilotos e equipes de apoio. “Estamos sempre procurando melhorar, priorizando a segurança e, em todos os dias, foram só elogios. Para este ano, recebemos a solicitação dos Campeonatos Brasileiro e Catarinense para baixar alguns paredões e, após muitos testes, conseguimos encontrar um meio termo, para projetar uma pista bem segura e rápida, porque os pilotos gostam de acelerar”.
Ao longo da competição, as mudanças se mostraram eficazes. Mesmo com os vários capotamentos – considerados comuns dentro do esporte – não houve ocorrências graves. Vinícius ressalta que o regulamento da Fenajeep exige dos carros e dos pilotos uma série de itens de segurança que são sempre vistoriados.
“Há exigência de macacão antichamas, capacete, cinto com, no mínimo, quatro pontos e protetor cervical. Todo veículo tem uma cápsula de segurança e, por isso, raramente ocorrem ferimentos graves no capotamento”, explica.
Este ano, a equipe de apoio ainda participou de uma capacitação para o destombamento dos veículos, que agora é realizado com o auxílio de cintas. “As cintas seguram o carro no destombamento, para não provocar o efeito chicote no piloto. Então, toda a equipe estava bem preparada para isso e deu muito certo”.