O departamento de jornalismo da Rádio Araguaia confirmou, na manhã desta sexta-feira (8/8), a informação de que a linha intermunicipal Brusque/Guabiruba, via Rua São Pedro, será encerrada a partir da próxima segunda-feira (11/8).
Informações iniciais dão conta de que a baixa demanda inviabilizaria a manutenção do trecho e que não há, neste momento, alternativas para a região.
Com o fechamento, o Coletivo Santa Luzia informa que haverá a fusão das linhas Aymoré e Lageado. Desta forma, a condução sairá do terminal urbano de Brusque passando pelo Guarani, Centro de Guabiruba e dirigindo-se aos dois bairros. Da mesma forma, o trajeto contrário será realizado.
Outra questão volta-se a linha municipal para o Bairro São Pedro que era atendida pelo mesmo veículo intermunicipal, algo que deverá ser viabilizado pelo sistema Nosso Brusque (confira abaixo).
O QUE DIZ A PREFEITURA DE GUABIRUBA
Ao jornalismo da Rádio Araguaia, o prefeito Valmir Zirke comentou a situação e explicou os limites legais enfrentados pelo município.
Segundo ele, os problemas com a operação da linha não são novos e já existiam antes mesmo da pandemia. “As coisas já não andavam bem com o coletivo, e depois da pandemia só piorou. A empresa alegou prejuízo e informou um déficit mensal de R$ 32 mil para manter a linha”, afirmou.
Zirke explicou que, por se tratar de uma concessão intermunicipal, a prefeitura não pode oferecer subsídios para manter o serviço — algo que outras cidades conseguem fazer em linhas municipais. “Se fosse uma concessão municipal, hoje o município poderia auxiliar com subsídio. Mas isso não é permitido por lei. Quem teria que fazer isso é o Estado, não o município.”
O prefeito também destacou que outras linhas já foram encerradas pela empresa, como a do bairro Lageado Baixo, e que a decisão de retirar a rota de São Pedro partiu da própria operadora do serviço. “O município não tem muito o que fazer. Eu não posso colocar um ônibus para levar diretamente a Brusque. Isso foge da nossa competência legal.”
Alternativas
Diante da situação, a prefeitura estuda alternativas para amenizar os impactos à população. Uma das ideias é criar um sistema de transporte interno que conecte os bairros ao Centro de Guabiruba, facilitando o acesso dos moradores até um ponto de integração próximo à fronteira com Brusque. “Estamos pensando em adquirir um ônibus específico para isso, não pode ser o do transporte escolar. A intenção é trazer as pessoas dos bairros até o Centro e, daqui, elas acessarem o transporte para Brusque”, explicou.
Além de atender à demanda de mobilidade, o projeto busca também fortalecer o comércio local. “Isso já é um pedido do CDL. Queremos melhorar o acesso da população ao Centro e, futuramente, construir um terminal. Está no nosso plano de governo.”
Diretor de transporte diz que linha municipal para São Pedro deve começar na próxima semana
Diante do encerramento da linha intermunicipal entre Brusque e Guabiruba via bairro São Pedro, o diretor de transporte de Brusque, Filipe Carvalho, afirmou que a equipe já estuda uma solução para atender os moradores afetados pela suspensão do serviço.
“Estamos avaliando a possibilidade de colocar um transporte municipal nos horários necessários ali na São Pedro. Talvez não consigamos iniciar já na segunda-feira, mas com certeza, se não for na segunda, será na terça-feira”, explicou Carvalho.
O objetivo, segundo ele, é garantir que nenhum morador fique sem atendimento. “Nossa preocupação é nunca deixar ninguém desassistido. Já estamos trabalhando nisso e com certeza vamos oferecer uma solução para as pessoas.”
O novo trajeto deve integrar o sistema municipal de transporte de Brusque, e a operação está sendo planejada para iniciar nos primeiros dias da próxima semana, ainda que de forma emergencial.