Luciano Camargo (União) usou seu momento de tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira, 1º de julho, para comentar obras e investimentos do Serviço Autônomo de água e Esgoto, o Samae.
O vereador contou que se reuniu com o presidente da autarquia, Breno Nunes, o qual informou que as obras de ampliação da Estação Tratamento de Água (ETA) Central estão perto de serem concluídas. “As obras do Samae caminham muito bem. Acredito que em agosto ou setembro já deve ser inaugurada essa ampliação. Não é fácil iniciar obra de saneamento. A gente sabe que traz diversos transtornos e quem está na presidência é o primeiro a ‘levar pau’”, declarou o vereador.
Camargo, que é servidor efetivo e também já foi diretor-presidente da autarquia, mencionou a importância de grandes obras como esta, apesar das adversidades. Ele relembrou que na sua gestão teve que tomar a decisão de fazer uma obra de transposição do rio Itajaí-Mirim, para que o bairro Dom Joaquim não ficasse desabastecido, ação que o levou a receber diversas críticas. Em apartes, os vereadores Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Novo) e Jean Pirola parabenizaram Luciano por serviços prestados enquanto esteve à frente do Samae.
Universidade Gratuita
Luciano comentou sobre os casos de supostas irregularidades no programa Universidade Gratuita, do governo do Estado. Segundo levantamento do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), há cerca de 18 mil alunos deste programa e do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) matriculados sob algum indício de irregularidade, como por exemplo, renda incompatível.
“Como sempre, tem os oportunistas que tiram vagas de quem precisa”, criticou. Camargo disse que espera ações do governador Jorginho Mello (PL) para punição daqueles que foram indevidamente beneficiados, bem como, para melhorias do sistema de concessão de bolsas. Os vereadores Valdir Hinselmann (PL) e Pedro Correa (PL) também se manifestaram em aparte, apoiando a fala de Luciano sobre os casos.
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque