A Presidência da República anunciou, nesta sexta-feira (25), o cancelamento de duas viagens internacionais que estavam na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: uma para Cali, na Colômbia, e outra para Baku, no Azerbaijão, onde ele participaria da COP 29, a conferência do clima da ONU.
No caso de Cali, os médicos do presidente recomendaram que ele evitasse viagens longas devido ao machucado na cabeça que sofreu recentemente após uma queda em casa. Embora esteja bem de saúde, a recomendação médica é de cautela. Em Cali, Lula participaria da COP da Biodiversidade, marcada para a próxima terça-feira (29).
Para a COP 29, em Baku, o cancelamento teria ocorrido por questões de logística, segundo fontes da Presidência. A delegação brasileira será liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que representará o Brasil no evento.
Prioridades na América do Sul
Auxiliares do presidente informaram que Lula decidiu focar em dois eventos internacionais na América do Sul em novembro: a Cúpula da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), nos dias 14 e 15 de novembro, e o G20, que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.
A APEC, que reúne 21 países e territórios, representa cerca de 56% do PIB mundial e 46% do comércio global. Já a cúpula do G20, que será presidida pelo Brasil, reunirá chefes de Estado e governo de várias nações, consolidando o protagonismo do país em temas de relevância global.