O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30). A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto, que também informou que ele realizou exames pré-operatórios nesta quinta-feira (29), em Brasília.
Mesmo com o procedimento agendado, Lula deve continuar cumprindo agendas institucionais da Residência Oficial da Granja do Torto, onde está desde que retornou do Panamá, na quarta-feira (28). Na capital panamenha, participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026.
O que é a catarata?
A catarata é uma condição que afeta o cristalino, a lente natural do olho humano. Quando essa estrutura fica opaca, a visão se torna embaçada, prejudicando a nitidez e o foco. O problema é comum com o avanço da idade e pode ser corrigido por meio de cirurgia.
O procedimento geralmente é rápido e feito com anestesia local, permitindo a recuperação gradual da visão ao longo dos dias seguintes.
Histórico recente de saúde
Em 2024, Lula passou por uma cirurgia de emergência no Hospital Sírio-Libanês, após sofrer uma queda no banheiro da residência oficial. Na ocasião, ele bateu a nuca e desenvolveu um hematoma cerebral. O presidente precisou passar por uma trepanação, técnica usada para aspirar o acúmulo de sangue no crânio.
O episódio exigiu monitoramento médico, mas Lula retomou suas atividades públicas pouco tempo depois.
















