Publicidade

Luto na cultura brusquense: Carmelo Krieger morre aos 79 anos

Falecimento aconteceu na madrugada desta segunda-feira (9/2)

Fonte: Imagem: Reprodução Redes Sociais / Museu Casa de Brusque

Publicidade

A cultura brusquense amanheceu de luto nesta segunda-feira (9/2) com a notícia da morte de Carmelo Krieger, presidente do Instituto Aldo Krieger (IAK). Ele faleceu na madrugada, aos 79 anos.

Nono filho de Aldo e Gertrudes Regis Krieger, Carmelo sempre demonstrou forte ligação com a música e com a história brusquense. Foi um dos grandes incentivadores da preservação da memória musical do município e dedicou-se à fundação do Instituto Aldo Krieger, entidade voltada à valorização da obra e do legado cultural de seu pai.

Além do trabalho à frente do IAK, Carmelo era reconhecido pelo empenho em manter viva a história cultural da região.

Casado, deixa esposa, uma filha, uma enteada, um neto, dois genros, uma irmã e demais familiares e amigos enlutados.

Atualização:

O velório terá início às 15h desta segunda-feira (9) na Capela Mortuária do Centro de Brusque. O corpo será cremado amanhã (10/2) no Crematório Vaticano em Balneário Camboriú (SC), às 10 horas.

Nota de Pesar

A Sociedade Amigos de Brusque, entidade mantenedora do Museu Casa de Brusque, emitiu Nota de Pesar:

A Sociedade Amigos de Brusque, mantenedora do Museu Casa de Brusque, manifesta profundo pesar pelo falecimento de CARMELO KRIEGER, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026. Intelectual, ativista e gestor cultural, incansável defensor da preservação da memória musical e do patrimônio cultural catarinense, Carmelo teve sua trajetória profundamente vinculada às instituições culturais de Brusque e do Estado de Santa Catarina.

Nascido em Brusque, em 5 de outubro de 1946, Carmelo Krieger é filho do maestro Aldo Krieger e de Gertrudes Regis Krieger. Ainda jovem, acompanhou a família na mudança para Florianópolis, em razão do convite feito a seu pai para atuar como regente na capital, onde Carmelo cursou Direito. Ao longo de sua vida, manteve vínculos afetivos, históricos e institucionais com sua cidade natal, retornando a Brusque para se dedicar àquela que se tornaria sua maior realização na área cultural: o Instituto Aldo Krieger.

Juntamente com outros abnegados ativistas da cultura brusquense e catarinense, foi um dos fundadores, em 2002, do IAK – Museu Casa de Aldo Krieger, instituição da qual exerceu, até seu falecimento, a função de Diretor-Presidente. À frente do IAK, dedicou-se à preservação, organização e difusão do acervo e da obra do maestro Aldo Krieger, seu pai, assegurando a salvaguarda de um patrimônio musical de relevância nacional. Sua atuação caracterizou-se pelo rigor documental, pelo compromisso com a pesquisa histórica e pela compreensão do patrimônio como bem coletivo e de interesse público.

Ao longo de sua trajetória, Carmelo integrou conselhos e fóruns de cultura e patrimônio, entre eles o Conselho Municipal de Cultura de Brusque e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Cultural (COMUPA). Foi também autor da obra Aldo Krieger – Histórias contadas por Carmelo Krieger, importante registro memorialístico que contribui de forma significativa para a historiografia da música e da cultura catarinense.

Carmelo Krieger foi sempre um parceiro institucional do Museu Casa de Brusque, colaborando com iniciativas culturais, projetos de preservação e ações voltadas à valorização da memória histórica local. Essa relação inscreve-se em uma trajetória familiar intimamente ligada à história do Museu, uma vez que seu pai, Aldo Krieger, é um dos fundadores da Sociedade Amigos de Brusque (SAB), entidade mantenedora do Museu Casa de Brusque, em 1953. Tal vínculo reforça a dimensão histórica de sua contribuição para a salvaguarda do patrimônio cultural brusquense.

Deixa a esposa, Simone Krämer da Silva, a filha Louise Krieger, familiares, amigos e um legado duradouro para a cultura, a música e a preservação do patrimônio histórico.

O Museu Casa de Brusque presta sua homenagem, reconhecendo em Carmelo Krieger um parceiro leal, um agente cultural comprometido e um guardião da memória, cuja atuação permanecerá inscrita na história cultural de Brusque e de Santa Catarina.

Marcus Schlösser
Presidente da Sociedade Amigos de Brusque
Mantenedora do Museu Casa de Brusque

Brusque (SC), 9 de fevereiro de 2026.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Brusque também lamentou o falecimento:

A Prefeitura de Brusque manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do diretor-presidente do Instituto Aldo Krieger, Carmelo Krieger, ocorrido nesta segunda-feira (9), aos 79 anos.

Filho do maestro Aldo Krieger e de Gertrudes Regis Krieger, Carmelo teve sua trajetória profundamente vinculada às instituições culturais de Brusque e do Estado de Santa Catarina. Foi um dos fundadores, em 2002, do IAK – Museu Casa de Aldo Krieger, instituição da qual exerceu, até seu falecimento, a função de diretor-presidente.

À frente do IAK, dedicou-se à preservação, organização e difusão do acervo e da obra do maestro Aldo Krieger, seu pai, assegurando a salvaguarda de um patrimônio musical de relevância nacional. Sua atuação caracterizou-se pelo rigor documental, pelo compromisso com a pesquisa histórica e pela compreensão do patrimônio como bem coletivo e de interesse público.

Neste momento de dor e consternação, o Governo Municipal se solidariza com familiares, amigos e a comunidade, rogando a Deus que conforte o coração de todos.

O velório ocorrerá a partir das 14 horas, na Capela Mortuária, em Brusque.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.