“Luto” foi a palavra usada pelo vereador Rogério dos Santos (Republicanos) para definir o sentimento da comunidade do Loteamento Schaefer, após a derrubada de árvores no Bosque Dr. Nica Schaefer. A Prefeitura de Brusque irá iniciar construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no local, porém, moradores da região defendem se tratar de uma área verde e de uso comunitário.
Na tribuna da sessão ordinária desta terça-feira, 10 de junho, o vereador voltou a se manifestar contra a construção do prédio público no local. “Entre o corte, arrancar raízes, a regularização do solo e O transporte dos resíduos florestais, nós pagamos R$ 181 mil [para o serviço da empresa contratada]. Um trabalhador, se ganhar um salário mínimo, tem que trabalhar 10 anos para ganhar o que essa empresa ganhou NUM dia, no máximo dois. Um absurdo, uma vergonha”, criticou.
O vereador exibiu, nos telões do plenário, vídeos gravados por moradores que protestaram contra a ação da Prefeitura no local. “Isso é triste. Enquanto nós ensinamos a preservar o meio ambiente nas escolas, nosso gestor público faz exatamente o contrário, na contramão do que se apregoa no mundo inteiro”, disse o professor.
Durante sua fala, Santos também pediu um minuto de silêncio em protesto pelo desmatamento do Bosque, apoiado por moradores que também estavam presentes no plenário, vestidos de preto e segurando cartazes que diziam “Luto”.
Assista ao pronunciamento do vereador na íntegra: https://youtu.be/mwmLnlvug04
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque