O “Shenzhen”, o maior navio de transporte de carros do mundo, deixou o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, no último domingo (1º), após quatro dias de operação ininterrupta. Durante a descarga, mais de 7,2 mil veículos elétricos da BYD, vindos diretamente da China, foram retirados do navio e seguirão para diversas concessionárias e centros de distribuição em todo o Brasil.
Com um mês de viagem e uma operação que se estendeu de quarta-feira (28) a domingo, o Shenzhen agora retorna à China, mas não sem antes deixar sua marca na história do transporte marítimo de veículos no Brasil. O navio gigante não apenas impressionou pelo seu tamanho, mas também pelo simbolismo que trouxe ao Porto de Itajaí, agora sob gestão federal.
A maior movimentação de veículos da história
A operação, que envolveu cerca de 500 profissionais, além de barcos e dezenas de caminhões, foi um marco para a logística no Brasil. Nunca antes um número tão grande de veículos foi descarregado em uma única operação. A descarga, que incluiu carros elétricos e híbridos, foi realizada com altíssima eficiência, como destacou o superintendente do Porto, João Paulo Tavares Bastos.
“A operação no BYD Shenzhen foi realizada com total eficiência em termos de taxa de atracação e produtividade de píer”, afirmou Bastos, destacando o sucesso logístico do processo.
Impacto econômico e novas perspectivas
Além do feito logístico, a operação teve um impacto significativo para a economia local e nacional. Operadores de terminais, despachantes aduaneiros, montadoras e exportadores foram diretamente beneficiados pela movimentação, que também ajudou a incrementar a arrecadação municipal (ISS) e estadual. Além disso, a operação gerou movimentação no mercado de seguros de transporte.
O gigante Shenzhen e a estratégia da BYD
O “Shenzhen” é um navio imenso, com 220 metros de comprimento e 37,7 metros de largura. A escolha de enviar essa gigante embarcação para transportar os veículos não foi aleatória. O Brasil é o maior mercado externo da BYD, que vende uma ampla gama de carros elétricos no país, com preços a partir de R$ 100 mil.
A empresa chinesa tem investido fortemente no mercado brasileiro, que se tornou uma peça-chave para os seus planos globais. Essa operação demonstra não apenas a confiança da empresa nas operações logísticas do Brasil, mas também sua estratégia de expansão do mercado de carros elétricos no país.