Na noite desta quarta-feira (26), a Arena Multiuso de Brusque foi palco de uma grande celebração: a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 18º Batalhão de Polícia Militar.
Ao todo, 2.265 crianças participaram da solenidade, marcando o encerramento de uma etapa importante de aprendizado e conscientização. Destas, 2.049 eram alunos do 5º ano do ensino fundamental e 216 faziam parte do Proerd Kids, voltado para estudantes do 1º ano e da pré-escola.
Juramento e emoção tomam conta da Arena
Um dos momentos mais marcantes da noite foi o juramento coletivo. Com muita energia e emoção, as crianças prometeram, diante dos pais e familiares, manter-se longe das drogas e da violência. Em seguida, ao lado da mascote do programa, o leão Daren, formandos e convidados cantaram e dançaram a música oficial do Proerd.
Ao final da cerimônia, os alunos foram presenteados com uma versão de pelúcia do leão, símbolo do programa. A entrega dos mascotes simbolizou o compromisso firmado pelos estudantes com a cidadania e o bem-estar coletivo.
“Sentimento de dever cumprido”
Para o 3º sargento Guilherme André Sedez, um dos instrutores do programa, a formatura representa a concretização de um trabalho intenso e significativo.
“A gente chega no ponto alto da nossa formatura, que é o juramento. Cada aluno que está aqui cumpriu suas obrigações durante o curso. É mais um sentimento de dever cumprido com essas crianças se formando. O Proerd é fundamental para que elas entendam as consequências de suas escolhas”, destacou.
O instrutor também reforçou a importância do envolvimento familiar e escolar no sucesso da iniciativa, que reuniu escolas de toda Brusque.
Comprometimento que transforma vidas
Também instrutor do programa, o 3º sargento Júlio César Cristóvão destacou o engajamento dos estudantes ao longo do ano.
“Vejo a participação dos alunos como muito positiva. Eles se dedicam, interagem e levam isso para a vida. A expectativa começa antes mesmo do 5º ano. Quando chegamos nas salas, somos recebidos com entusiasmo. Isso reflete na segurança da nossa cidade, a longo prazo”, comentou.
Proerd: educação e prevenção
O Proerd é desenvolvido nas escolas como uma estratégia de prevenção primária, ensinando crianças e adolescentes a tomarem decisões seguras e responsáveis. Além disso, fortalece vínculos entre a comunidade escolar e a Polícia Militar.
O evento reuniu autoridades civis e militares, entre elas o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior, o comandante regional da polícia militar, coronel Ronaldo da Silva Cruz, o prefeito em exercício Deco Batisti, o empresário Luciano Hang, além de professores, pais e familiares dos formandos.













