Publicidade

Mais de 600 placas de trânsito foram instaladas ou recuperadas nos últimos três meses em Brusque

Sinalização vertical sofre com alto número de vandalizações no município

Fonte: Divulgação

Publicidade

Em apenas três meses, mais de 600 placas de sinalização foram instaladas ou restauradas por todo o município de Brusque visando garantir ruas mais seguras, organizadas e bem sinalizadas para motoristas, ciclistas e pedestres.

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) atua diariamente com o objetivo de trazer mais segurança, organização e fluidez ao tráfego da cidade por meio da sinalização vertical, utilizando placas que orientam, regulamentam e informam condutores, pedestres e demais usuários das vias.

De segunda a sexta-feira, das 5h às 13h30, uma equipe formada por cinco servidores realiza o trabalho externo de manutenção, instalação e substituição de placas. Além disso, outros dois atuam internamente na produção e preparação dessas sinalizações.

A sinalização das ruas é fundamental para informar ao usuário da via de que forma ele pode trafegar de maneira mais segura. “A sinalização de trânsito é fundamental para a segurança, pois orienta e regulamenta o comportamento de todos na via, prevenindo sinistros e garantindo um trânsito mais seguro para todos”, explicou o diretor responsável pelo setor de sinalização da Setram, Deivison Casagrande.

O trabalho é realizado de acordo com demandas identificadas pela própria equipe, que faz vistorias periódicas nas ruas, e também por solicitações da população, que contribui informando casos de placas danificadas, caídas ou apagadas, muitas vezes resultado de vandalismo ou colisões.

Nos últimos três meses, foram instaladas mais de 270 novas placas, cerca de 90 placas consertadas e mais de 170 lavadas, garantindo visibilidade e clareza. Além disso, foram substituídas mais de 100 placas da Área Azul, e foram instalados seis espelhos convexos em pontos estratégicos, ampliando a visibilidade e prevenindo colisões.

Entre os principais problemas enfrentados estão os muitos atos de vandalismo, como placas pichadas, arrancadas ou destruídas por colisões. Muitas vezes, é difícil identificar os responsáveis. As placas de proibição de estacionar e de limite de velocidade estão entre as mais danificadas. “Infelizmente, os atos de vandalismo costumam ocorrer principalmente próximos a instituições de ensino e vias que ligam os bairros. Já os danos por acidentes são mais comuns em rotatórias e trevos”, explicou Deivison.

A Setram faz sua parte na manutenção e conservação desta importante sinalização, mas a colaboração de cada cidadão é vital para manter a segurança nas ruas. Ao presenciar qualquer ato de depredação ou ao identificar uma placa danificada, vandalizada ou pichada, a secretaria pede para que o cidadão sinalize o caso. A denúncia é crucial para garantir um trânsito mais seguro e bem sinalizado em Brusque.

Como denunciar e solicitar ajuda:

A Setram está pronta para atender suas denúncias e solicitações. Você pode entrar em contato diretamente pelos canais oficiais:

• Telefone: (47) 4042-0535
• Guarda de Trânsito de Brusque (GTB): 153
• Instagram: Envie uma mensagem direta para @setrambrusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.