Publicidade

Médicos atualizam estado de saúde de Bolsonaro após cirurgia de hérnia

Procedimento durou cerca de três horas e meia

Fonte: @CarlosBolsonaro/Reprodução X

Publicidade

Os médicos responsáveis pelo acompanhamento de Jair Bolsonaro atualizaram, nesta quinta-feira (25), o estado de saúde do ex-presidente após a cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral. De acordo com a equipe médica, o procedimento transcorreu dentro do esperado e sem intercorrências.

A cirurgia teve duração aproximada de três horas e meia e foi finalizada no início da tarde. Após o procedimento, Bolsonaro foi encaminhado ao quarto, onde permanece em recuperação. Nos próximos dias, os cuidados serão voltados para analgesia, fisioterapia e acompanhamento clínico.

Detalhes da cirurgia

Segundo o médico cirurgião Cláudio Birolini, responsável pelo procedimento, a cirurgia corrigiu uma hérnia inguinal bilateral do tipo mista, direta e indireta.

Durante a operação, foi realizado o reforço da parede abdominal, com a colocação de uma tela de material sintético. A equipe médica informou que tudo ocorreu conforme o planejamento pré-operatório.

Autorização judicial

A realização da cirurgia havia sido solicitada pela defesa do ex-presidente e foi autorizada na terça-feira (23) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro está internado no Hospital DF Star, em Brasília, onde segue sob observação médica.

Manifestação da família

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também se manifestou sobre o procedimento. Em publicação nas redes sociais, ela informou que a cirurgia foi finalizada com sucesso e sem intercorrências, destacando que o momento seguinte seria dedicado à recuperação da anestesia.

Avaliação de novo procedimento

A equipe médica informou ainda que Bolsonaro será reavaliado na próxima segunda-feira (29). Na ocasião, os profissionais irão decidir sobre a necessidade de um procedimento mais invasivo para tratar crises recorrentes de soluço.

Havia a possibilidade de realizar, junto à cirurgia desta quinta-feira, um bloqueio anestésico do nervo frênico. No entanto, os médicos optaram por não realizar a intervenção neste momento, considerando o procedimento invasivo. O tratamento seguirá, por ora, com medicamentos e ajustes na alimentação.

A previsão inicial é que o ex-presidente permaneça internado entre cinco e sete dias. Caso seja necessária uma nova intervenção, o período de internação poderá ser ampliado.

O que é hérnia inguinal

Segundo o Ministério da Saúde, a hérnia inguinal ocorre quando uma porção do intestino ou de tecido adiposo se projeta por uma área de fraqueza na parede abdominal, geralmente na região da virilha. A condição é considerada comum e pode causar dor e desconforto.

Em homens, a hérnia inguinal pode se estender até a região dos testículos, caracterizando a chamada hérnia inguinoescrotal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.