Duas famílias precisaram ser retiradas de suas casas e levadas a abrigos na cidade de Três Barras, no Norte de Santa Catarina, devido à enchente do Rio Canoinhas nesta sexta-feira (13). Apesar da ausência de chuvas recentes na região, a medida foi tomada por questões de segurança.
Segundo a prefeitura, o nível do rio atingiu 6,3 metros, resultado das chuvas intensas registradas no último fim de semana. A Defesa Civil explicou que o grande volume de água acumulada nos rios da região está passando pelo município, causando a elevação do nível.
Para minimizar os impactos, as famílias foram encaminhadas para abrigos e levaram seus móveis recolhidos das residências. A prefeitura também informou que realizaram intervenções nos rios Barra Grande e Valetão para ajudar no escoamento da água.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil e da Prefeitura monitoram o nível do Rio Canoinhas e a situação nas áreas mais próximas às margens para evitar novos transtornos.
Prevenção
A Defesa Civil orienta que moradores de regiões próximas a rios ou áreas de risco se preocupem com alertas e procurem apoio das autoridades em caso de necessidade.