A comunidade se reuniu na noite de domingo, 17 de agosto, na Matriz São Luís Gonzaga, para uma celebração que uniu três momentos especiais: a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o encerramento da Semana da Família e a memória do centenário de morte do Padre Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
A missa foi presidida pelo pároco, padre Helio Feuser, e concelebrada pelos vigários padres Mariano Weizenmann, Adilson Colombi, Lindolfo Neves Braga e Rodrigo Tascheck.
Padre Mariano destacou a importância de cada uma das festividades celebradas neste domingo. “A Assunção de Nossa Senhora, é a solenidade litúrgica celebrada pela Igreja em todo o mundo; depois a Páscoa do Padre Dehon, recordada pela família dehoniana; e, por fim, o encerramento da Semana da Família, vivida de modo especial pela Igreja no Brasil e aqui em Brusque. Confiamos todas as vocações à proteção e inspiração de Nossa Senhora, para que cada pessoa possa ser feliz em sua caminhada”, explicou.
O sacerdote lembrou ainda que, ao longo da semana, a comunidade refletiu sobre a família a partir de diferentes aspectos: a relação com a catequese, a vivência do matrimônio e, por fim, o papel da grande família da Igreja universal.
“A família sempre é atual. Independente de como ela esteja, é necessária. Então, hoje, nós agradecemos pelo que vai bem. Pedimos bênção pelo que ainda precisa ser feito e, perdão quando falhamos, seja na própria vida em família, ou no apoio que ela precisa”.
Renovação do compromisso dehoniano
A celebração também foi marcada pela renovação dos compromissos dos Leigos Dehonianos, que assumem na vida cotidiana o carisma deixado por Padre Dehon.
Milton Augusto Pinotti, que integra o grupo desde 2009, fez seu compromisso definitivo com o carisma dehoniano. Para ele, este é um chamado que dá sentido à caminhada de fé.
“Sempre fiz parte da paróquia, como ministro e catequista, e quando participei de um retiro dos Leigos Dehonianos me identifiquei profundamente com o carisma de Padre Dehon, que é de reparação, oblação e adoração constante. Esse é o caminho que quero seguir na Igreja”, afirmou. Ele destacou que o grupo realiza encontros mensais de oração e formação, com a proposta de aprofundar o conhecimento sobre o fundador da congregação.
A noite também foi de emoção para Ruth Hartke Pinotti, que professou seu compromisso definitivo como leiga dehoniana. “O carisma de Padre Dehon sempre me chamou atenção e hoje poder assumir esse compromisso de forma definitiva é muito importante para mim. Estou nessa caminhada desde 2010 e sempre me emociono nesse momento de renovação”, contou.
O grupo de Leigos Dehonianos existe na Paróquia São Luís Gonzaga desde 2007, e atualmente reúne 18 participantes. A cada ano, eles renovam seu compromisso próximo à data de falecimento do Padre Dehon, em 12 de agosto, mantendo viva a espiritualidade herdada do fundador.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação