Publicidade

Missa marca início do Pós-Missão na Paróquia São Luís Gonzaga

Cinco missionários redentoristas estarão visitando as comunidades durante esta semana, reforçando o trabalho de evangelização iniciado em 2023

Fonte: Ideia

Publicidade

A Paróquia São Luís Gonzaga acolheu neste domingo, 20 de julho, os missionários redentoristas que estarão nas comunidades durante esta semana para o Pós-Missão. A acolhida aos missionários teve um encontro de formação para as lideranças e, em seguida, foi realizada a missa na Igreja Matriz, marcando o início dos trabalhos.

Ao longo da semana, os padres missionários Inácio Gebert, Raimundo P. Lima, Lyle Diaz, Enio Roberto Biasi e Roque Sutil Gabriel, que fazem parte da Congregação do Santíssimo Redentor, se dividem entre as 12 comunidades da paróquia para dar sequência ao trabalho missionário iniciado em 2022, com a Pré-Missão, e em agosto de 2023, com o tempo forte das missões na Paróquia São Luís Gonzaga.

“Agora, vamos atuar dois dias em cada comunidade, visitando os idosos durante o dia, e à noite celebrando com o povo nas comunidades”, explica o missionário redentorista, padre Inácio Gebert.

Segundo ele, a proposta do Pós-Missão é reforçar os frutos colhidos durante as etapas anteriores e fortalecer o espírito comunitário. “A missão foi uma caminhada assumida por toda a paróquia. Ela renovou a vida comunitária, a fé do povo e a unidade paroquial”, afirma.

O missionário lembra que esse processo foi possível graças ao envolvimento das lideranças, principalmente do Conselho Missionário Paroquial (Comipa) e ao trabalho intenso de visitação às famílias. “Mais de 50% das casas foram visitadas antes do tempo forte das missões, e o trabalho seguiu até agora antes da Páscoa. Foi algo muito bonito que tocou profundamente a vida das pessoas. Também surgiram diversos grupos de famílias, que contribuíram para formar uma verdadeira unidade pastoral, superando o isolamento entre as comunidades”, completa.

Expectativa
A dedicação do Comipa ao longo de toda a caminhada missionária também é destacada pelo coordenador do conselho, Flávio da Cunha Pavesi. Segundo ele, o grupo tem se preparado intensamente desde o início de maio para bem acolher os padres redentoristas e garantir que cada comunidade esteja pronta para viver esse momento de fé.

“Há uma grande expectativa entre as lideranças e comunidades. Esse é um tempo de união e de graças. Temos a preocupação de preparar bem cada etapa, cada visita, para que a missão aconteça verdadeiramente nas casas e nos corações”, afirma. Ele também destaca que, mesmo após o tempo forte das missões em 2023, o trabalho missionário seguiu firme na paróquia. “No ano passado, realizamos encontros mensais em diferentes comunidades e, neste ano, já vivenciamos a missão na Igreja Matriz e nos preparamos para a comunidade São José, em outubro”.

Para Flávio, as visitas aos doentes e idosos são um dos pontos altos da missão redentorista. “É um momento muito esperado. Que cada família possa abrir as portas da sua casa e do seu coração, acolhendo a alegria do Evangelho levada com tanto entusiasmo pelos missionários redentoristas”.

O encerramento do Pós-Missão acontece no domingo, 27 de julho, com um retiro espiritual na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, a partir das 13h30, seguido de uma missa. Mas, segundo o coordenador, esse marco não significa o fim da missão. “Na Igreja Católica, a missão nunca termina. Esse trabalho fortalece nossa caminhada. Somos todos missionários: padres, lideranças, coordenadores, catequistas, ministros, agentes de pastoral. E cada fiel tem a missão de testemunhar a fé no dia a dia, começando dentro de casa, com a própria família”.

Durante a celebração de abertura, a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi entronizada no altar da Igreja Matriz. O ícone, que permanecerá na paróquia até o dia 7 de agosto, veio de Roma e foi abençoado junto ao original, na Igreja de Santo Afonso, sede geral dos redentoristas. Após esse período, será levado para a Paróquia de Ilhota, que também iniciará seu tempo missionário. “Que o povo das comunidades participe com alegria. Este é um tempo de graça para renovar a vida de comunidade e de Igreja”, finaliza padre Inácio.

Programação do Pós-Missão na Paróquia São Luís Gonzaga

21 e 22 de julho
Comunidades São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida, Santa Paulina, Santo Antônio e Santa Rita de Cássia

23 e 24 de julho
Comunidades Nossa Senhora de Fátima, São João Batista, Cristo Rei e São José

25 e 26 de julho
Comunidades Nossa Senhora de Lourdes, Sagrado Coração de Jesus e Matriz São Luís Gonzaga

27 de julho
13h30 – Retiro missionário na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes para todas as lideranças das pastorais, movimentos e serviços. Logo após, encerramento com celebração eucarística de envio missionário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.