Desde ontem (10/2), os cidadãos atingidos pelas chuvas de janeiro de 2025 já podem utilizar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, enviou na segunda-feira (9) a relação dos 270 cidadãos cadastrados para o saque, documento que foi assinado imediatamente pelo prefeito de Gaspar, Delegado Paulo Norberto Koerich.
Essa ação permite o resgate de até R$ 6.220,00 da conta do FGTS. As pessoas que foram cadastradas podem sacar o valor diretamente pelo aplicativo do FGTS, que pode ser baixado nas lojas de aplicativos. A Prefeitura ressalta que a medida é válida apenas para profissionais que estavam trabalhando sob o regime CLT durante os acontecimentos ambientais.
De acordo com o site oficial da Caixa Econômica Federal, a habilitação da Prefeitura ao Saque Calamidade, permite que municípios em Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública informem as áreas comprovadamente atingidas por desastre natural, possibilitando aos trabalhadores o direito ao saque do Fundo de Garantia e o acesso ao pacote de apoio. As solicitações devem ser tratadas diretamente com a Caixa.
Em caso de dúvidas, o atendimento também é no banco, pelo número (47) 4003-1043.
Situação Emergencial do dia 02 de fevereiro
Entre os dias 24 de dezembro e 10 de janeiro, Gaspar enfrentou diversas chuvas intensas e ocorrências ambientais. Entre os principais danos registrados estão destelhamentos, deslizamentos de terra, quedas de muros, estruturas, pontes e até residências.
Diante da gravidade da situação, o prefeito de Gaspar, Delegado Paulo Norberto Koerich, decretou, no dia 02 de fevereiro, Situação de Emergência no município.
Com essas ocorrências, algumas regiões e residências foram diretamente afetadas, muitas delas destruídas ou alagadas. Por isso, a Defesa Civil abriu inscrições para as famílias que precisavam se enquadrar nas regras do saque calamidade.
















