Na tarde de sexta-feira (20), um acidente trágico marcou a cidade de Apiúna, no Vale do Itajaí. Apolônia Piontkowski Menestrina, de 58 anos, perdeu a vida após o carro em que estava cair no rio Itajaí-Açu. Ela e seu marido estavam a caminho do casamento da filha, em Taió, quando o acidente aconteceu.
O acidente ocorreu por volta das 15h, no km 103 da BR-470, próximo à parada Beija-flor. O casal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, encontrado agarrado a um tronco no meio do rio. Apolônia estava inconsciente e em parada cardiorrespiratória, sendo mantida pelo marido até a chegada das equipes de socorro.
Logo após o resgate, os socorristas iniciaram as manobras de reanimação. Com o auxílio da ambulância dos Bombeiros Voluntários de Ascurra, foi utilizado um compressor torácico automático para manter o ritmo cardíaco de Apolônia. O helicóptero Arcanjo-03 foi acionado para reforçar o atendimento, aplicando medicamentos e realizando a intubação orotraqueal.
Após vários minutos de procedimentos intensivos, os médicos conseguiram reverter a parada cardiorrespiratória, estabilizando Apolônia com o uso de um respirador mecânico. Ela foi então transferida para o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, em estado crítico.
Apesar dos esforços das equipes de resgate, Apolônia não resistiu e veio a falecer no hospital. Ela deixa o marido, duas filhas, cinco irmãos e diversos amigos e familiares que lamentam sua partida.
As causas que levaram à queda do veículo no rio Itajaí-Açu ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.