O Dia de Finados, lembrado neste domingo (2), foi de intensa movimentação na região do Cemitério Municipal Parque da Saudade, em Brusque. Desde as primeiras horas da manhã, familiares e amigos visitaram os túmulos de entes queridos, levando flores, velas e realizando orações. O clima de respeito e saudade marcou o feriado, que tradicionalmente reúne grande público no local.
Para garantir a segurança e fluidez no trânsito, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) implantou mudanças temporárias nas vias próximas ao cemitério. Durante todo o dia, ficou proibido seguir em direção ao Centro pela rua Bulcão Viana. O acesso permaneceu liberado normalmente pelas ruas Ricardo Knihs e José Erbs.
Além disso, foi proibido o estacionamento nas imediações do cemitério, com sinalizações instaladas pela Setram e fiscalização feita pela Guarda de Trânsito de Brusque (GTB). A medida teve como objetivo evitar congestionamentos e facilitar a passagem de pedestres, veículos e transporte público.
A Setram reforçou ainda a orientação para que os motoristas evitassem deslocamentos desnecessários na área, optando, sempre que possível, por ir a pé ou de carona. A expectativa é de que o fluxo se mantenha intenso até o início da noite, quando tradicionalmente se encerram as visitas e celebrações religiosas no local.
Fé e esperança
A Paróquia São Luís Gonzaga promoveu neste domingo (2) uma programação especial de missas em memória dos fiéis falecidos, marcando o Dia de Finados, data de profunda reflexão no calendário litúrgico da Igreja Católica.
Desde as primeiras horas do dia, fiéis participaram das celebrações realizadas na Matriz São Luís Gonzaga e nas comunidades pertencentes à paróquia. Na Matriz, as missas ocorreram às 7h, 9h, 17h e 19h. Já na Comunidade São João Batista, no bairro Bateas, a celebração foi às 8h, enquanto na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro Guarani, a missa aconteceu às 15h.
No Cemitério Parque da Saudade, local de intensa movimentação neste domingo, as missas foram realizadas ao longo do dia, nos horários de 7h, 8h30, 10h, 14h, 15h30 e 17h, reunindo familiares que aproveitaram o momento para homenagear seus entes queridos com orações e flores.
O pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Helio Feuser, lembrou que o Dia de Finados não é um momento de tristeza, mas de esperança cristã. “A oração pelos falecidos é uma expressão de amor e comunhão. Cremos que, em Cristo, a morte não é o fim, mas uma passagem para a vida eterna. Que este dia nos ajude a viver a saudade com fé e a lembrança com gratidão”, destacou.
Segundo o sacerdote, a tradição remonta aos primeiros séculos do cristianismo, quando os fiéis se reuniam para celebrar a Eucaristia junto aos túmulos dos mártires. “No século XI, o mosteiro beneditino de Cluny, na França, instituiu oficialmente o Dia de Finados em 2 de novembro, e desde então essa data se espalhou por toda a Igreja”, explicou o padre Helio.















