A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão às Drogas (DRD) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), em conjunto com a Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque, participou de uma megaoperação de combate ao tráfico de drogas descobertas pela Polícia Civil da Bahia na manhã desta quinta-feira (20).
O objetivo da operação é desarticular uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas e armas, homicídios, roubos, corrupção de menores e lavagem de dinheiro. A investigação trata de movimentações de aproximadamente R$ 80 milhões em contas bancárias de membros do grupo.
Até o momento, equipes da Polícia Civil da Bahia, com apoio das forças de segurança de outros estados, capturaram 47 membros da facção nas cidades baianas de Itabuna, Ilhéus e Camacan, além de criminosos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rondônia. Durante a operação, armas, drogas e dinheiro foram apreendidos.
Em Santa Catarina, no município de Brusque, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária contra uma mulher suspeita de tráfico de drogas e de atuar na lavagem de dinheiro para o grupo criminoso. Ela foi presa no bairro Limeira. A mesma mulher já havia sido detida em abril de 2024 pela DIC de Brusque, junto com seu namorado. À época, conforme apontado na investigação, ambos realizaram a venda de entorpecentes no Condomínio Sesquicentenário.