Uma mulher de 44 anos foi resgatada após sofrer um afogamento na manhã deste domingo (28), na Praia do Ubatuba, em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. A ocorrência foi atendida por volta das 11h45.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada com a informação inicial de que a vítima estava sendo atendida na faixa de areia após um mal súbito. No local, as equipes constataram que se tratava de uma pessoa que havia sofrido crise convulsiva dentro da água, em local raso, sobre uma bancada de areia.
Após o episódio convulsivo, a vítima perdeu a consciência e permaneceu caída na água. Populares perceberam a situação e acionaram os guarda-vidas civis voluntários que realizavam ronda nas proximidades e fizeram a retirada imediata da vítima do mar.
Durante a avaliação inicial, os guarda-vidas constataram que a mulher apresentava espuma na boca e no nariz, além de estar em parada cardiorrespiratória, caracterizando afogamento em grau 6. As manobras de reanimação cardiopulmonar foram iniciadas imediatamente, com ventilação boca a boca. Em apoio ao atendimento, o guarda-vidas levou até o local uma bolsa de oxigênio portátil.
Após o primeiro ciclo de compressões e ventilações, a vítima apresentou retorno da circulação e da respiração, passando a ser tratada como afogamento grau 4. Durante a continuidade do atendimento, ela recuperou o nível de consciência.
A vítima foi encaminhada pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, até a Unidade de Pronto Atendimento de Ubatuba. Durante o deslocamento, a mulher permaneceu consciente, porém agitada, sob monitoramento e oxigenoterapia contínua, até ser entregue à equipe médica, que recebeu todas as informações sobre os procedimentos realizados no local.
Fonte: Corpo de Bombeiros
















