Publicidade

Mundo SENAI de Brusque uniu educação, tecnologia e inovação em três dias de programação

Evento contou ainda com workshop entre instituição e profissionais da indústria para debater a mão-de-obra especializada na região

Fonte: Divulgação

Publicidade

Educação, tecnologia e inovação se uniram durante o Mundo SENAI, evento realizado nesta semana no SENAI de Brusque. Os estudantes apresentaram para visitantes, colegas e comunidade os trabalhos e atividades práticas que desenvolvem nos cursos técnicos e de aprendizagem da instituição. A ação contou, ainda, com o workshop “Formando quem forma a indústria” apresentado para os profissionais de recursos humanos de diversas empresas de Brusque, com o objetivo de debater o cenário atual especialmente no que se refere à mão-de-obra especializada.

A gerente regional do SESI/SENAI do Vale do Itajaí Mirim, Silvana Meneghini, iniciou o bate-papo afirmando que, hoje, a dor das empresas é uma só: falta de profissionais. Para isso, a instituição, em conjunto com o empresariado, pode usar artifícios para minimizar o problema como o programa Jovem Aprendiz. “Existem caminhos e soluções que já vem sendo adotadas em algumas regiões, e têm mostrado resultados positivo para apresentar a indústria aos jovens e encantar esse público”, comenta ela. “O que podemos fazer agora é buscar, em conjunto com o empresariado, cursos que sejam cada vez mais úteis para o mercado e supram a demanda”.

Durante o workshop os representantes das empresas comentaram sobre os desafios de se manter os jovens interessados pelo trabalho e despertar o desejo de atuar na indústria. Rafael Amaral, Business Leader da Aprendizagem Industrial, durante a sua apresentação, lembrou que a sociedade está mudando e hoje as pessoas têm a possibilidade de adotar diferentes profissões autônomas e que não exigem nível elevado de estudo, por isso a defasagem tão grande na mão de obra.

Para a presidente do Sindivest e diretora do grupo Rosa Maria, Onésia Adriana Liotto, o debate foi muito proveitoso. “Conversamos sobre a dificuldade e limitações que temos com jovens, eles precisam estar inseridos no dia a dia da indústria, conhecer regras e cultura. Vendo que o SENAI está fazendo esta mobilização e achou caminhos para o jovem estar inserido lá dentro da indústria, aprendendo as operações, isso é fantástico. Nossa região é muito forte, nossa cultura as pessoas trabalham muito, os jovens dentro da fábrica tem muito interesse, querem aprender, desde que tenham curiosidade e façam atividades práticas, dinâmicas e interessantes”, completa ela.

Exposições do Mundo SENAI

Pelas salas de aula, exercícios expostos e alunos falando sobre seus cursos tomaram conta do SENAI. Instalação Elétricas Prediais, Projetos do Setor do Vestuário, Ilustração da Moda foram apenas algumas das diversas atividades exibidas durante os três dias de evento. Projetos criativos e inovadores desafiam os alunos na resolução de problemas e no pensamento crítico para o mercado de trabalho.

Para o aluno Vinícius Buttchewitz, estudante do curso de aprendizagem em mecânica de usinagem, os ensinamentos são uma base essencial para o que ele deseja pro futuro. “Gostei muito da área, o curso é teórico e prático e é possível sair daqui já com contratação. Vou continuar estudando dentro da engenharia, é muito importante ter essa base, é o que me faz cada vez mais querer alcançar o que sonho”, comenta ele.

Projetos de desenho técnico de moda, máquinas industriais, tornos e tecelagens, Impressora 3D, Scanner 3D, fiação e malharia foram alguns dos destaques apresentados pelos estudantes.

O aluno Anderson Santos Machado, do curso de aprendizagem em elétrica, lembra que este foi seu primeiro contato com elétrica e no início achou um pouco difícil. “Foi um universo novo, comecei a entender, fui gostando e criei bastante interesse. Quando a gente não sabe, a gente pensa que elétrica é magica, mas depois começa a entender tudo. Penso em permanecer na área, tem um futuro bastante propício”, completa ele.

Já para a coordenadora de Educação Profissional do SENAI de Brusque, Fabiane Fantoni Winter, o Mundo SENAI é uma oportunidade para que profissionais, estudantes e moradores estreitem os laços e conheçam as atividades uns dos outros. “É sempre um prazer abrir as portas da instituição e mostrar a qualidade do ensino dos nossos estudantes”, completa ela.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.