O Museu Casa de Brusque marcou presença no 1º Seminário Discente de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (SedisMusPa), realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre os dias 25 e 27 de novembro de 2025, em Porto Alegre.
O evento, sediado na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), reuniu estudantes, docentes e profissionais de museologia e áreas afins em uma extensa programação composta por simpósios, conferências, oficinas e mesas-redondas.
Representando o Museu Casa de Brusque, a historiadora Julie Francine Ricardo participou, no dia 26, do simpósio temático “História dos museus, trajetórias de acervos e bens culturais”, onde apresentou o trabalho “A trajetória da Sociedade Amigos de Brusque: caminhos para a criação de um museu histórico em Brusque, Santa Catarina”. A pesquisa destacou o papel da Sociedade Amigos de Brusque (SAB) na consolidação do Museu Casa de Brusque e a construção histórica que deu origem à instituição, referência na preservação da memória regional.
Julie ressaltou a importância da participação no encontro para o fortalecimento do diálogo acadêmico e profissional no campo da Museologia. “Participar do seminário foi uma oportunidade valiosa para compartilhar a história da SAB e refletir sobre os caminhos que levaram à criação do Museu Casa de Brusque. Também foi muito enriquecedor ouvir as demais apresentações do simpósio, que ampliaram o diálogo e contribuíram para novas perspectivas sobre a história dos museus e de seus acervos”, avaliou.
Fonte: Assessoria de Imprensa















