Publicidade

Música, tradição e reencontros marcam 35 anos do Grupo Amigo de Canto Alemão

Jantar típico e baile celebraram a trajetória de mais de três décadas dedicadas à cultura germânica

Fonte: Imagens: Bárbara Sales/Ideia Comunicação

Publicidade

Os 35 anos do Grupo Amigo de Canto Alemão foram celebrados em grande estilo na noite de sexta-feira, 15 de agosto, com uma apresentação festiva e jantar típico, que reuniu familiares, amigos e ex-integrantes do grupo.

O evento foi realizado na AABB, com a participação de mais de 200 pessoas que se emocionaram com a apresentação do coral e depois se divertiram com o baile típico, animado pela banda Die Lustigen Musikanten, de Pomerode.

Desde 1990, o grupo interpreta músicas tradicionais, folclóricas e sucessos atuais em alemão. O presidente Valter Stoltenberg destaca que o evento foi uma grande confraternização para celebrar essa história de mais de três décadas, embalada por muita música alemã.

“Foi um congraçamento com amigos. Um momento muito especial, afinal, 35 anos é muita história. Praticamente a metade da minha vida tenho dedicado ao grupo, e faço com muito gosto, assim como todos os outros membros, que se alegram em relembrar as canções antigas dos nossos antepassados. Somos uma grande família”, afirma.

A noite de comemoração também foi marcada pela presença de ex-integrantes, que ajudaram a construir a trajetória do grupo. O maestro Fernando Ulber, que já havia trabalhado com o grupo por sete anos e retornou há três, destacou o orgulho em participar deste momento. “A música alemã sempre fez parte da minha vida, desde a infância. Meu avô tocava na banda Araújo Brusque e eu participava dos ensaios com ele. Trabalhar com o Grupo Amigo de Canto Alemão é gratificante, especialmente em uma data tão simbólica. Para esta apresentação, reunimos as músicas mais significativas da história do grupo, algumas cantadas há 35 anos, para que todos se sentissem à vontade neste dia de celebração”, contou.

O repertório trouxe canções tradicionais, valsas e também músicas mais modernas, que animaram o público antes do baile típico. Os integrantes do grupo subiram ao palco, conduzidos pelo maestro, para interpretar trechos de diversas músicas e, ao final, apresentar algumas canções na íntegra.

Histórico

O Grupo Amigos de Canto Alemão é formado por 16 membros, que interpretam músicas tradicionais, folclóricas e sucessos atuais em alemão. “Éramos amigos e geralmente nos encontrávamos em aniversários e ali cantávamos músicas que nossos antepassados trouxeram da Alemanha. Na época, o Dr. Germano Hoffmann foi quem tomou a iniciativa de organizar o grupo, junto com o acordeonista Joel Krieger e o maestro Gilberto Rau. A partir de então, cada um ia sugerindo uma música e outra, assim fomos montando nosso repertório. Nos encontrávamos aos sábados, fazíamos um almoço e ensaiávamos. A data oficial de fundação foi dia 16 de junho, junto com a criação do estatuto, registro em cartório e a nomeação de Utilidade Pública Municipal e Estadual”, relembra Valter Stoltenberg.

Lei de Incentivo à Cultura

Além de revisitar a própria história, o grupo também vive uma nova fase graças ao projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa garante recursos para manutenção das atividades, pagamento do maestro, divulgação e apresentações gratuitas, além de ações em escolas para levar a cultura alemã a novas gerações. “Sempre mantivemos o grupo com recursos próprios. Agora, com esse apoio, conseguimos ampliar nosso alcance e qualidade”, completa Valter.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.