A Defesa Civil de Brusque está monitorando de perto a situação do Rio Itajaí-Mirim que atingiu seu pico por volta das 5h30min desta sexta-feira (12) quando alcançou a marca de 4,36m. Com isso, ficou abaixo do esperado pelo órgão (4,85m).
Até às 8 horas, o nível seguia inalterado em 4,36m. Com esse nível, houve alagamentos pontuais nos loteamentos Ema II e Santa Mônica e também na porção final da margem direita da Beira Rio.
O nível, por volta das 9 horas, já estava em queda com 4,35 metros. A tendência é de que permaneça assim até por voltas das 11h quando o rio deve entrar em recessão.
A Defesa Civil de Brusque registrou sete chamados, sendo três deslizamentos nos bairros Poço Fundo, Souza Cruz e Limeira Baixa; dois alagamentos em via pública na Limeira Alta e no Limoeiro; duas ocorrências de erosão fluvial, ambas na Cristalina e uma queda de arvore no Cedro Alto.
Não houve desalojados ou desabrigados.
Mau tempo
A Defesa Civil emitiu alerta nesta quinta-feira (11), com aviso meteorológico para a possibilidade de chuva intensa para a região. Isso ocorre devido a formação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão. A população deve ficar atenta e em caso de necessidade contactar a Defesa Civil.
A chuva, prevista para esta sexta-feira (12), ocorre de forma persistente, variando de fraca a moderada, mas por alguns momentos e de forma isolada ocorre com forte intensidade. Os volumes médios acumulados variam em torno dos 70 a 90mm, porém devido a possibilidade de temporais pontuais, os volumes podem superar os 100mm de forma pontual.
No sábado (13), a formação de um novo sistema de baixa pressão sobre o estado volta a provocar chuva intensa e volumosa. Ela começa no período da manhã, mas tende a ganhar força entre a tarde e a noite, condição que se estende até a manhã do domingo (14), resultando em volumes acumulados significativos. No decorrer do domingo o sistema se afasta para o mar, diminuindo a intensidade e condição para chuva.
A Defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos, atravessar ruas alagadas e atividades ao ar livre durante os temporais, buscando sempre abrigo em locais seguros. Qualquer emergência, acione a Defesa Civil pelos telefones: (47) 3396-7413 e (47) 98444-1537, ou então, o Corpo de Bombeiros, no 193.