Publicidade

No Dia do Professor, Brusque celebra a criação da Escola Pública de Trânsito

Município indica o papel da educação como caminho para um trânsito mais humano e seguro

Fonte: Divulgação/Secom Brusque

Publicidade

Neste 15 de outubro, Dia do Professor, Brusque tem um motivo a mais para celebrar o poder transformador da educação. O município conseguiu uma importante conquista com a criação da Escola Pública de Trânsito (EPT), uma iniciativa que coloca a cidade entre as pioneiras no país na formação cidadã e na promoção de uma mobilidade mais segura e consciente.

Sancionada pelo prefeito André Vechi no dia 6 de outubro de 2025, a Lei nº 4.862, que institui EPT, foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, que representa um marco para a segurança viária e a educação cidadã no município e insere Brusque entre as poucas cidades brasileiras com estrutura permanente dedicada à formação para o trânsito.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (art. 74) e a Resolução nº 929/2022 do Contran, cabe aos municípios criar políticas de educação para o trânsito, porém poucos no país cumprem essa determinação. Em Santa Catarina, apenas cidades como Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville, Florianópolis e, agora, Brusque, possuem oficialmente uma EPT estruturada e reconhecida por lei.

A nova lei vincula a Escola Pública de Trânsito à Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), sob a supervisão da Diretoria de Trânsito. A EPT passa a ter como finalidade planejar, coordenar e executar ações educativas, visando à mudança de comportamento e à valorização da vida em todas as suas dimensões.

A criação da escola consolida uma política pública que Brusque já vinha construindo com ações contínuas, como o Trânsito Quiz, a Transitolândia, as palestras nas escolas e as campanhas educativas permanentes. “A criação da Escola Pública de Trânsito representa um divisor de águas na história da mobilidade em Brusque”, comentou o secretário da Setram, Emerson Luiz Andrade.

“Estamos transformando em política pública aquilo que antes era apenas um conjunto de ações pontuais de educação e conscientização. Agora, teremos uma estrutura permanente, planejada e reconhecida por lei, capaz de atuar de forma contínua e estratégica para mudar comportamentos e salvar vidas”, complementou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário Emerson, a ideia é criar parcerias com diversos setores da sociedade com o objetivo de ter um trânsito mais responsável. “Com a Escola Pública de Trânsito, poderemos trabalhar de forma estruturada com as escolas, as empresas e toda a sociedade, formando não apenas condutores mais conscientes, mas cidadãos melhores”, afirmou o Secretário Emerson.

“Essa é uma vitória de Brusque, uma vitória da vida e da responsabilidade coletiva no trânsito”, finalizou.

A estrutura da escola será composta por servidores da Setram, sem aumento de quadro, e será coordenada pelo agente de trânsito Adriano Rocha, responsável por organizar e integrar os programas pedagógicos existentes e os novos projetos formativos.

Os números reforçam a urgência da medida. Somente em 2024, Brusque registrou cerca de 5 mil sinistros, resultando em 14 mortes por sinistros de trânsito. Nos últimos dez anos, foram 214 vidas perdidas nas vias do município. A EPT será um eixo estratégico para reduzir esses índices por meio de educação continuada, campanhas e parcerias institucionais.

Assim como o professor conduz seus alunos pelos caminhos do conhecimento, a educação para o trânsito conduz a sociedade pelos caminhos da responsabilidade e do respeito nas vias. Cada orientação dada, cada exemplo vivido e cada regra compreendida são lições que salvam vidas nas ruas, nas escolas e na convivência diária. “O professor é a semente da mudança. É quem desperta o olhar crítico, ensina o valor da vida e inspira comportamentos que transformam o mundo”, disse Emerson.

“Neste 15 de outubro, celebramos não apenas o Dia do Professor, mas o poder da educação como ferramenta de vida. A Setram reconhece que o trânsito seguro começa com o exemplo e o ensinamento de cada educador. A todos os professores, o nosso respeito, a nossa gratidão e a nossa mais sincera homenagem”, complementou o secretário.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.