JOVENS EMPREENDEDORES
‘Desenvolvendo líderes para empresas e para sociedade’ é tema de treinamento
Brusque foi a primeira cidade a receber o treinamento trazido pelo Cejesc em parceria com o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIBr
por Assessoria de Imprensa Ideia comunicação 14/09/2021 às 05:45
Imagem: Divulgação

Uma verdadeira imersão em um dos temas que possui extrema relevância dentro das empresas aconteceu no último sábado, 11 de setembro, durante o treinamento ‘Desenvolvendo líderes para empresas e para sociedade’. Jovens empreendedores de Brusque, Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú participaram do evento, que faz parte do projeto ‘Trilha de Desenvolvimento de Liderança’ do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc). Brusque foi a primeira cidade a receber o treinamento, o qual contou com o apoio e a participação do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIBr.

Durante quase 10 horas, o treinador comportamental Fabiano Ribeiro instigou os participantes a refletirem, debaterem e ressignificarem o papel de liderança não só nas empresas em que atuam, como também em suas relações pessoais. Entre os temas abordados estavam os tipos de liderança e seu impacto nas equipes; comportamentos e atitudes de um líder inspirador; conheça a si mesmo e sua equipe; autorresponsabilidade; gestão do tempo de um líder; inteligência emocional; como desenvolver a habilidade de liderança; trilha de desenvolvimento no movimento de jovens empreendedores; habilidades necessárias para cada etapa; gestão de pessoas com foco em resultados; aplicativo gerencial ferramenta de Gestão de Pessoas; como atrair e manter profissionais de alta performance na empresa/núcleo; e como manter a equipe produtiva e motivada.

“Estou surpreso positivamente, pois o pessoal está muito participativo, trazendo exemplos, dificuldades, interagindo, complementando inclusive. Abordamos vários aspectos neste treinamento, entre eles a gestão de pessoas, que é o maior desafio neste ano e nos próximos, apontado por grandes CEOs. Tanto que estamos com uma escassez de talentos no mercado, grandes empresas com dificuldades de contratação. Mas por que não formar líderes? Muitas empresas já fazem isso, porém, penso que temos que formar de uma maneira mais ampla, por isso o tema ‘Líderes para empresas e para sociedade’, pois já começa em casa, no seu ambiente e vai se espalhando para toda a sociedade”, enfatiza o treinador comportamental.

Ribeiro é empresário e participa do mundo associativista desde 2015. Neste ano, ele engloba a diretoria Gestão do Conhecimento do Cejesc e conta que esta trilha surgiu lá. O projeto faz parte do Programa de Aceleração de Núcleos (PAN) do Sebrae-SC. “Fizemos um projeto piloto para a diretoria e o pessoal gostou tanto, que viram a necessidade de levar para todo o Estado. Brusque é a primeira turma e agora já estão confirmadas as cidades de Florianópolis, Garopaba, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Lages, Anchieta, Tunápolis e São Miguel do Oeste”, comenta.

Segundo o treinador, entre os participantes desta primeira turma, alguns já são líderes, outros são autônomos, que ainda não têm uma possibilidade de liderar, porém, estão se preparando para isso. “Na verdade eles já vão começar a liderar os filhos, a família, e não precisa estar em uma posição de liderança para liderar. Aliás, os melhores líderes são aqueles que as pessoas os colocam como tal”, ressalta.

A jovem empreendedora e advogada Mohana Zimmer Müller revela que foi extremamente gratificante participar do treinamento. “O ponto chave que ele passa é que a liderança não requer autoridade e sim o poder de engajar pessoas de maneira positiva, para que os grandes resultados que você alcance, seja de maneira coletiva e individual. Além disso, ele traz muitas técnicas, recomendações, não só para atingir resultados, mas para manter as pessoas boas ao seu lado, ou seja, ele atenta para a importância de valorizar quem está com você nessa caminhada. Seria importante que todos pudessem participar de um treinamento como este, para ter essa visão da coletividade, do crescimento em prol ao bem comum, acho que esse é o segredo de um grande líder. Hoje eu sou uma profissional autônoma, ainda não tenho colaboradores, mas tenho certeza de que vou conseguir aplicar na minha vida pessoal, nas minhas atitudes perante a sociedade, tudo o que foi passado durante este treinamento”, revela ela, que participa do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIBr.

O coordenador do Núcleo, Marcos Roberto Flores, ressalta que um dos papeis do grupo é justamente o de formar e desenvolver novos líderes para suas empresas e sociedade em geral, assunto que foi tratado com excelência por Ribeiro, que tocou em pontos que são realmente decisivos no dia a dia dos empreendedores. “Chega ser engraçado como ‘achamos’ que estamos preparados após faculdade, pós, cursos e afins para sermos líderes, mas a linha é tão tênue entre ser um líder e ser um chefe, que a necessidade de se capacitar é praticamente diária. Trabalhamos e vivemos com pessoas e pessoas não abandonam empresas, abandonam seus ‘chefes! Ser a cidade sede de um momento como este, em que quatro municípios da nossa regional puderam se unir para receber todo este conhecimento nos orgulha, pois Brusque sempre esteve e está à frente na busca por inovação e conhecimento, pois entendemos que precisamos sair da zona de conforto. Que nossa iniciativa sirva de exemplo e venha a melhorar cada vez mais o projeto criado e executado pelo Cejesc em parceria com o Sebrae, para que todas as cidades e empresas possam usufruir deste momento”, avaliou.

Para o vice-presidente Regional Vale do Itajaí do Cejesc, Guilherme Celso Tomio, o treinamento foi muito bem estruturado, dinâmico e algo a ser recomendado a todas as pessoas que desejam adquirir ou aprofundar seus conhecimentos em liderança.

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados