ELEIÇÕES 2022
11º Simulado Nacional de Hardware termina hoje (5) em SC
Durante o procedimento são realizados testes em urnas eletrônicas modelo 2020
por Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC 05/08/2022 às 05:38
Imagem: Divulgação/TRE-SC

Encerra nesta sexta (05) o Simulado que realiza testes em urnas eletrônicas do modelo 2020. Iniciado em 25 de julho pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o procedimento é realizado por todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e possui a finalidade de aprimorar os equipamentos.

Em Santa Catarina, o Simulado Nacional de Hardware (SNH) já verificou quase 200 urnas eletrônicas nos dias 1 e 3 de agosto.  O TSE estipulou a testagem de, no mínimo, 292 urnas ao longo de todo o simulado. O número segue a parcela de 4%, também definida pelo Tribunal Superior Eleitoral, da quantidade completa de aparelhos modelo 2020 presentes em SC. Ao todo, o estado possui um conjunto de 7.284 urnas deste modelo, que fazem parte das mais de 18 mil urnas que estão sendo distribuídas para toda Santa Catarina.

De acordo com o chefe da Seção de Administração de Urnas, Telçon Pedro Viera, o SNH é desempenhado por servidores do TRE-SC em cenários que representam as eleições. “Os arquivos são gerados pelo TSE da mesma maneira que em uma eleição oficial. Nós cadastramos servidores do TRE como se fossem eleitores e eles votam normalmente em candidatos fictícios”, afirmou.  

Este é o segundo Simulado Nacional realizado em 2022. O 10º SNH ocorreu em junho e verificou 928 urnas de todas as versões disponíveis em SC. “Quanto mais testes, melhor. Eles têm feito muita diferença. Nós fazemos isso para encontrar erros e melhorar os sistemas”, disse o chefe da seção. Telçon Vieira também constatou que, até agora, apenas uma urna apresentou erros no simulado de agosto. “Como o estado faz o SNH por último, outros estados já vão resolvendo erros que dificilmente vão aparecer agora”, explicou.

Através de ações de verificação como o Simulado Nacional, as urnas eletrônicas vêm constantemente evoluindo desde 1996. Os procedimentos servem para garantir cada vez mais segurança e transparência durante as eleições. O último dia de testes em Santa Catarina é nesta sexta (5).


Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados