PALESTRAS

A contribuição dos pais na escolha pessoal e profissional dos filhos

Evento promovido pelo Núcleo das Instituições Educacionais da ACIBr abordou o assunto em palestras com o professor Alexandre Weiler e o psicólogo Marco Antônio Rodrigues
por Assessoria de Imprensa - Ideia Comunicação 12/08/2022 às 19:24
Imagem: Divulgação

Cerca de mil estudantes lotaram o auditório da Igreja Evangélica Calvário na manhã de quinta-feira, 11 de agosto, onde participaram da palestra “Você está acertando no seu futuro profissional? – o mundo está mudando”, com Alexandre Weiler. Além dos alunos do nono ano e ensino médio, o evento contou com a presença de professores, gestores e representantes das instituições que formam o Núcleo das Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr).

Alexandre Weiler também esteve com os pais dos estudantes no período da noite. Dando continuidade ao evento, o palestrante propôs a mesma reflexão, porém sob uma nova perspectiva aos pais dos estudantes, na palestra “Repensando a realização pessoal e profissional de nossos filhos – você está acertando nas escolhas?”. O encontro foi realizado no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga, e contou com a presença e fala do psicólogo Marco Antônio Rodrigues. 

Adaptação

Com vasto currículo profissional, Alexandre Luis Götz Weiler é professor e diretor de MBA na ESIC Business & Marketing, que mantém filial em Curitiba (PR). Weiler iniciou sua atuação profissional no setor de tecnologia, trabalhou nas áreas de gestão e marketing e é reconhecido por sua atuação nas áreas de estratégia e inovação. "O mundo mudou radicalmente, não só para as empresas mas também para as pessoas e, os sonhos que nossos pais tinham, hoje não se materializam mais. Não há mais emprego e carreira garantidos, e é esse paradigma que precisamos modificar. As carreiras profissionais tradicionais (medicina, odontologia, engenharia, direito, entre outras), continuam extremamente relevantes, mas, quem resolve ir para este caminho precisa se reinventar e compreender uma série de outros fatores para conseguir se manter no mercado", destacou.

Weiler conversou com os alunos numa linguagem dinâmica e representativa, sintetizando exemplos de fatos que acontecem atualmente e, de forma direcionada, objetiva e assertiva, os propôs a refletir sobre a maneira como o mundo tem se ressignificado e trazido à tona a importância de estar atento ao novo modo de trabalho para se manter no mercado. 

Novas perspectivas

O evento teve continuidade no período da noite, no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga, onde Weiler esteve acompanhado do psicólogo Marco Antônio Rodrigues, conhecido por suas reflexões acerca do fator emocional no dia a dia das famílias e no trabalho. Desta vez, a palestra teve como tema “Repensando a realização pessoal e profissional de nossos filhos – você está acertando nas escolhas?”. Na plateia, pais e familiares dos estudantes foram submetidos a refletir sobre erros e acertos nas escolhas que fazem e onde está a autonomia no processo de decisão final: com eles ou seus filhos. "O intuito foi repensar, junto com os pais e, tendo dois profissionais - um na área da psicologia e outro na administração -, como guias. Pela manhã tratamos das novas profissões diante do avanço tecnológico, e à noite sobre o papel dos pais neste cenário futurístico, bem como as instituições de ensino podem contribuir na escolha profissional dos jovens", refletiu o coordenador do Núcleo das Instituições Educacionais e diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa. 

Trabalhar sob o aspecto das perspectivas

Dando continuidade aos trabalhos, o psicólogo Marco Antônio Rodrigues abordou a questão psicológica no que se refere a realização do ser humano, especialmente na fase da adolescência, e as reações nesse período da vida, justamente quando está se decidindo sobre a escolha do futuro profissional. “A profissão tem um impacto muito grande na nossa identidade, somos, quase sempre, identificados por ela que está diretamente ligada com a nossa realização pessoal. E a ideia central foi trazer essa reflexão, a respeito de como é realizado o processo de escolha do ponto de vista psicológico, quais os medos, temores e angústias dos adolescentes, bem como dos pais que acompanham esse período de decisão profissional dos filhos”, explicou.

Ainda, segundo o psicólogo, durante a adolescência, o processo de escolha profissional tem se tornado muito mais difícil, tanto para os pais, quanto para seus filhos. “Surgem muitos dilemas: por exemplo, dos pais, entre permitir que seus filhos possam viver seus sonhos ou que eles vivam responsabilidades; entre felicidade ou segurança. Da mesma forma, os filhos também passam por essas dúvidas. Afinal, o que ele vai escolher trará felicidade ou irá frustrar os seus pais? Ou até mesmo o que a sociedade vai dizer? É um período de muita angústia. E essas questões são o principal obstáculo nas escolhas profissionais”, comenta.

Para Rodrigues, assuntos como depressão e ansiedade, só ficaram mais evidentes durante o período da pandemia. “Do ponto de vista psicológico, estamos passando por uma transição, há um tempo. Antes, a adolescência tinha um começo e um fim, hoje, nós podemos até falar de um começo desse período, mas não sabemos até quando ele vai. Ela saiu propriamente de uma questão biológica e se tornou muito mais conceitual, isso não só por causa da pandemia, mas por toda essa ‘imersão’, especialmente nas redes sociais, nas novas tecnologias da informação, que tem absorvido muito do nosso tempo”, exemplifica.

Da mesma forma, Weiler acrescentou que, quando há conflitos de gerações, é preciso parar e refletir sobre as decisões que conduzem as escolhas e, dentro dos lares, isso é possível por meio do diálogo. "É muito importante que pais e filhos se encontrem, conversem sob o mesmo idioma e se direcionam para o mesmo lugar. E falamos sobre isso na palestra de uma maneira leve e tranquila, tirando as dúvidas e mostrando que o mundo mudou, sim, radicalmente, mas que há um caminho a seguir", acrescentou o especialista.

O evento arrecadou alimentos não perecíveis, que serão doados a uma entidade filantrópica posteriormente. 

Para refletir

Por fim, o coordenador do Núcleo também destacou a união das instituições da rede privada de ensino que compõem o grupo na realização deste tradicional evento, que não era realizado de forma presencial desde a pandemia. "Este evento quer demonstrar uma unidade entre as escolas que também possuem um grande interesse comum: a educação. Diante de um cenário que hoje se apresenta no avanço tecnológico, evidenciado pela pandemia em especial diante dos alunos do Ensino Médio – que já pensam como se posicionar no mercado e qual a profissão buscar – nós, enquanto Núcleo, queremos ajudá-los a refletir sobre quais são as profissões do futuro e que os espera", disse padre. Silvano.

O coordenador destacou ainda, que o evento buscou propor uma reflexão para ajudar os estudantes, ao mesmo tempo que aponta para o futuro profissional de cada um. "Por isso trouxemos o professor Alexandre Weiler, conhecedor e com olhar científico diante de pesquisas, que nos faz refletir. O propósito desta palestra não é a definição, mas sim uma reflexão diante daquilo que nossos alunos projetam para suas vidas", enfatizou.

O Núcleo

O Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr promove a união entre Instituições da Educação Básica, Técnica e Superior. Tem por finalidade o aprimoramento da classe educacional, no que concerne a integração e a união de todas as instituições associadas promovendo atividades comuns através da Associação Empresarial. Integram o Núcleo: Colégio e Faculdade São Luiz, Sesi Brusque, Colégio Cultura, UNIFEBE, Colégio Cônsul Carlos Renaux, Senac Brusque, Sesc Brusque e Uniavan.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp