LAÇOS CULTURAIS

Acadêmicos analisam a influência do espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre

Resultado do projeto foi apresentado para a comunidade do Aymoré, Guabiruba, em forma de portfólio
por Assessoria de Imprensa Unifebe 22/07/2020 às 13:36
Jailson Pollheim Fotografia

Compreender a influência do espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre” para o desenvolvimento psicológico da comunidade do Aymoré, em Guabiruba, foi o objetivo do trabalho de extensão realizado pelos acadêmicos da 1ª fase de Psicologia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). 

Por meio de artigos para a construção teórica do trabalho, análise de documentos oficiais do projeto e entrevistas com integrantes do grupo teatral, os estudantes puderam analisar as decorrências psicológicas do espetáculo para o fortalecimento dos laços e da cultura regional.

O coordenador de Psicologia da UNIFEBE, professor Ademir Bernardino, explica que o interesse em estudar o tema se deu em virtude da relação entre a psicologia e a espiritualidade.

“As crenças religiosas dizem muito sobre a cultura de um povo, por isso buscamos proporcionar aos acadêmicos esse contato com a comunidade, analisando com esse olhar voltado para os aspectos psicológicos. Dessa forma os alunos aprendem a avaliar determinadas situações, a partir de um viés profissional”, salienta Ademir. 

A partir dos dados e entrevistas coletados, os estudantes puderam avaliar o significado da peça para a comunidade, seus benefícios para o fortalecimento da cultura regional e como os sentimentos e sensações envolvidas impactam nos aspectos psicológicos dos participantes.

“Assim como o projeto engaja a comunidade local, para que a peça de teatro ocorra, nós, acadêmicos de Psicologia também nos envolvemos com o tema. Com esse trabalho aprimoramos e ampliamos nosso olhar sobre como as atividades sociais promovem o bem-estar e o engajamento da comunidade em questão”, enfatiza a acadêmica de Psicologia, Marcieli Dácio.

Com o resultado da pesquisa os estudantes criaram um portfólio, que foi entregue para a comunidade do Aymoré, em Guabiruba.

Curricularização da Extensão

A atividade desenvolvida pelo curso de Psicologia faz parte da Curricularização da Extensão. Constituído por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. 

Créditos foto: Jailson Pollheim Fotografia

 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp