UNIFEBE

Acadêmicos apresentam trabalhos de conclusão de curso via Google Meet

Formato foi adaptado para o período de aulas em take-home.
por Assessoria de Imprensa Unifebe 02/07/2020 às 11:58 Atualizado em 02/07/2020 às 12:01
Assessoria de Imprensa Unifebe

A mesma importância, o mesmo nervosismo, mas dessa vez de um jeito diferente. Como as aulas, as apresentações de bancas também precisaram se adequar à nova realidade. Os trabalhos de conclusão de curso e os estágios obrigatórios, que antes eram apresentadas pelos acadêmicos aos avaliadores de forma presencial, agora são realizadas via Google Meet. Para implantar o novo formato, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoveu uma capacitação com os professores. Com o apoio e orientação do Núcleo de Informática da instituição, a UNIFEBE adaptou o sistema de bancas já utilizado nas apresentações presenciais.

Após reuniões com coordenadores e professores, o processo foi implantado de maneira 100% on-line, desde a apresentação, controle de presença, notas e certificações. O analista de sistemas do Núcleo de Informática da UNIFEBE, Cristhiano Correa Peruzzi, explica que toda a gestão da banca ocorre pelo sistema de bancas da instituição, o SisBancas. “A UNIFEBE é pioneira nesse formato que permite que tudo ocorra em tempo real. Por meio desse sistema, ao final da apresentação e encerramento da banca, o certificado já está disponível para o acadêmico”, ressalta Cristhiano.

Na sala do Google Meet o professor orientador, o coordenador da banca e um convidado acompanham a apresentação. Após o término, o acadêmico responde às perguntas e em tempo real já recebe o feedback dos professores. Para Sérgio Kistenmacher Pinheiro, acadêmico da 9ª fase de Engenharia Civil da UNIFEBE, que apresentou na última semana o Estágio Obrigatório II, as bancas via Google Meet geram uma sensação de confiança aos estudantes.

“A qualidade das bancas pelo método on-line foram as mesmas quando comparadas ao presencial, porém percebo que a qualidade de apresentação melhorou muito pelo fato de nos sentirmos mais confiantes para apresentar de casa o trabalho”, comenta Sérgio.

O coordenador de Engenharia Civil da UNIFEBE, professor Jaison Knoblauch, enfatiza que o formato superou as expectativas dos professores. “Os alunos se adaptaram bem e apesar de on-line, é possível avaliar a desenvoltura dos estudantes e o conhecimento sobre o tema, como se fosse presencial”, destaca Jaison.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, a UNIFEBE tem se empenhado em dispor ferramentas para garantir que os acadêmicos vivenciem todas as etapas da graduação com a mesma qualidade. “Desde o início das aulas em take-home, buscamos tecnologias para adequar com excelência cada etapa da graduação durante o período de afastamento social. E com as apresentações das Bancas de TCC/Estágios não foi diferente. Mais uma vez a UNIFEBE é pioneira”, conclui Gripa. O cronograma das apresentações das Bancas de TCC, Estágios e Projetos pode ser acessado no site da UNIFEBE.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp