UNIFEBE

Acadêmicos de Direito apresentam resultados de casos reais estudados durante o semestre

XI edição do Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios foi realizada virtualmente.
por Assessoria de Imprensa Unifebe 08/06/2021 às 16:04 Atualizado em 08/06/2021 às 16:05
Foto: Divulgação

De modo virtual, os acadêmicos de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) apresentaram nesta terça-feira (1), os resultados dos casos reais estudados durante o semestre. A XI edição do Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios marcou a conclusão dos estudos realizados no Projeto Integrador, ação desenvolvida em parceria com os escritórios de advocacia de Brusque e Tijucas, Defensoria Pública e o Departamento Jurídico das lojas Havan.

O desafio: resolver os casos reais encaminhados pelos parceiros e confeccionar um parecer jurídico ou uma respectiva peça processual. Nas apresentações, os acadêmicos dos níveis III e IV do estágio obrigatório relataram o caminho percorrido até chegar à ação proposta. Neste semestre, 10 trabalhos foram escolhidos pelos parceiros para serem apresentados e debatidos entre eles.

O case das acadêmicas Bruna Maira de Freitas Lorenzi e Andrina Andrietti foi um dos selecionados para ser apresentado no Seminário. Para ela, a resolução do caso real permitiu ter uma visão além da sala de aula. “Ser selecionado para apresentar nosso parecer enriqueceu ainda mais nosso conhecimento, pois permitiu uma troca incrível, com um feedback do escritório que selecionou nosso case”, evidencia Bruna.

De acordo com a coordenadora do NPJ, professora Adriana Bina da Silveira, as apresentações são tão representativas quanto o desenvolvimento do próprio trabalho. “Em alguns casos, nós temos mais de uma possibilidade para uma mesma demanda jurídica e é nesse momento que estudantes e profissionais da área compartilham suas experiências”, destaca Bina.

A coordenadora do curso de Direito da UNIFEBE, professora Anna Lúcia Mattoso, enfatiza que o Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios é uma oportunidade que os estudantes têm de aprender na prática a resolver casos com foco em áreas de atuação profissional não abrangidas pela competência da Assistência Jurídica Gratuita.

“É um projeto muito importante para a capacitação dos nossos acadêmicos, pois é uma prévia do que vivenciarão no mercado de trabalho. Percebemos uma evolução dos nossos alunos, principalmente na qualidade técnica e desenvoltura na oratória, durante as explicações da solução jurídica dos casos apresentados”, salienta Anna.

As apresentações realizadas na modalidade take-home foram transmitidas pelo Google Meet, e contaram com a presença de acadêmicos, egressos, professores e profissionais dos escritórios parceiros.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp