Alessandro Simas fiscaliza as condições estruturais dos reservatórios de água de Brusque

Um pedido de informação apresentado pelo vereador Alessandro Simas (PP) na sessão ordinária desta terça-feira, 7 de novembro, questiona o Poder Executivo sobre as condições das estruturas do Samae, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque.
Simas pergunta se a autarquia possui Alvará Sanitário e Plano de Segurança de Água de todas as estações de tratamento de água, bem como, se possui a reserva operacional de um terço do consumo diário; se há programa de manutenção preventiva e corretiva dos reservatórios; e ainda solicita cópias dos relatórios de limpeza e desinfecção dos reservatórios dos últimos cinco anos e relatório, com fotos, sobre as suas condições técnicas e estruturais.
Na tribuna da sessão, o vereador explicou que ocorrências de fortes chuvas e incidentes como os rompimentos de uma lagoa artificial e de um reservatório, ambos da Casan, a Compania Catarinense de Águas e Saneamento, ocorridos em Florianópolis, respectivamente em 2021 e setembro deste ano, servem de alerta para Brusque. “No final de semana anterior eu passei em alguns reservatórios e pontos de trabalho do Samae e algumas questões acabaram fazendo com que eu me preocupasse. Já comentei sobre a possibilidade de nós, Câmara, junto com o Samae e a Prefeitura, discutirmos essa necessidade de um trabalho conjunto”, declarou o vereador.
“Nosso bem maior”
Ele chamou a atenção para duas situações de risco nos bairros Nova Brasília e Azambuja, que já são alvos de processos no Ministério Público. O parlamentar também exibiu ao plenário imagens de outros reservatórios que abastecem a cidade, como as estruturas nas ruas José Knihs e Felipe Heckert, no bairro Primeiro de Maio, e no Beco Pavesi, no Santa Luzia.
“Apresento fotos da situação estrutural de alguns dos nossos reservatórios, inclusive com vazamentos. Isso faz com que a questão da qualidade da água seja muitas vezes contaminada e esses são os que abastecem a nossa cidade. Não é uma coisa de agora, já vem há muito tempo, mas a gente precisa ter o entendimento da necessidade de tratarmos do nosso bem maior, que é a água”, disse.
Por fim, Simas reforçou que a conservação e recuperação destes espaços devem estar sempre no foco de atenção do município, para que desastres como os ocorridos na capital do estado sejam evitados. Em apartes, os vereadores Jean Dalmolin (Republicanos), Valdir Hinselmann (PL) e Natal Lira (DC) apoiaram o pedido.
Confira o vídeo na integra: