Alimenta Brasil

Alimenta Brasil

Os profissionais da Rede Municipal de Saúde de Brusque iniciaram nesta terça-feira (19) a Oficina...

por Secom/Governo de SC 20/09/2017 às 00:00 Atualizado em 23/11/2018 às 16:01
Divulgação

Os profissionais da Rede Municipal de Saúde de Brusque iniciaram nesta terça-feira (19) a Oficina de Formação de Tutores da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil. Ao todo, 13 pessoas do município, enfermeiros, pediatra e odontopediatra, além de profissionais de Criciúma, Joinville, Chapecó e Itajaí participam do evento.

O objetivo da formação é promover o aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e capacitar os profissionais para auxiliar as mulheres a amamentar desde pré-natal. “Queremos que a mulher seja cuidada na sua casa, ajudá-la a amamentar. O leite materno é bom para a mãe e o bebê. Ajuda a reduzir a mortalidade infantil e previne diversos tipos de câncer, como o de mama e útero”, explica a enfermeira obstetra Elizabeth Kuehn de Souza, coordenadora do Banco de Leite de Blumenau e uma das ministrantes da oficina.

Elizabeth ressalta ainda que o leite materno é um alimento gratuito e pode melhorar a saúde pública como um todo. “Os profissionais de saúde devem estar aptos a ajudarem às mães a superarem dificuldades, orientá-las sobre como oferecer o leite quando estiverem longe, conhecer seus direitos. Além disso, precisamos trabalhar para que o meio ajude esta mãe, a família, os amigos, o empregador”.

A nutricionista Silvana Helena de Oliveira Crippa, coordenadora da área técnica de Alimentação e Nutrição do Estado de Santa Catarina, explica que são muitas as dificuldades que uma mulher pode enfrentar ao amamentar. “Há barreiras biológicas, psicológicas e socioculturais”.

A diretora Materno Infantil da Secretaria de Saúde, Michele Coelho Goedert, explica que Brusque busca melhorar os indicadores de amamentação e alimentação saudável. “Queremos ampliar nosso atendimento às mamães e bebês, qualificando nossas equipes. Já temos sete tutores capacitados e então teremos 20 multiplicadores que levarão o conhecimento aos outros profissionais”.

Atualmente a Secretaria de Saúde possui o posto de coleta Amamenta Brusque, que fica no segundo piso do Centro de Serviços em Saúde, que auxilia mulheres lactantes que possuem alguma dificuldade em amamentar e também busca leite humano das doadoras. Após a capacitação o serviço poderá ser ampliado e melhorado. “Trabalharemos em conjunto com as equipes para qualificar este atendimento”.

A capacitação encerra na sexta-feira (22). Na quinta-feira (21) será realizada uma aula prática nas UBS dos bairros São Luiz, Steffen, Cedrinho Dom Joaquim e Planalto. Neste dia não haverá atendimento externo nestes locais, entre 13h e 17h.

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp