PROJETOS INOVADORES

Alunos de Brusque são selecionados em competição estadual

Com a seleção os alunos recebem um determinado valor para fazer um protótipo do projeto, realizar testes e outras atividades
por Assessoria de Imprensa Midia press 10/09/2021 às 04:55 Atualizado em 10/09/2021 às 05:18
Imagem: Divulgação

Os alunos premiados foram selecionados em duas competições estaduais, o Grand Prix SENAI de Inovação, do qual participaram estudantes da aprendizagem industrial do SENAI e o DSPI - Desafio de Projetos Integradores, com alunos da Escola S. Os estudantes são estimulados a desenvolverem soluções inovadoras que possam contribuir com a sociedade. 

Do Grand Prix de Inovação, participaram 825 alunos de aprendizagem industrial, formando 165 equipes que representaram 34 escolas do SENAI em Santa Catarina, tendo 124 docentes como mentores. 

Nesta competição a equipe Kadan Elite, do SENAI de Busque formada pelos alunos Natan Regis Pereira, Amanda Ferreira Santana, Dádilla Silva Souza, Kedna Aparecida Januário da Silva e Adrielly Lupas de Souza da Silva ficou com o 3º lugar.  Os estudantes receberão valores em dinheiro, entregues pelos apoiadores do evento, além de mochila, livro de inovação e medalha. Na ocasião, a professora de Tecnologia de Informação, Elisângela Ramos Almeida, foi sorteada com uma bolsa de estudos. 

Já no DSPI - Desafio de Projetos Integradores estavam inscritos 276 soluções, e os alunos de Brusque ficaram entre os 17 selecionados. Os estudantes desenvolveram uma nova forma automatizada para funcionamento de um teleprompter, ou TP, como é conhecido pelos profissionais que atuam, principalmente em televisão. O equipamento fica em frente ao apresentador, que lê os textos para chamar uma reportagem, por exemplo, mas que atualmente, precisa de uma outra pessoa para manusear um teclado e movimentar o texto de acordo com o ritmo da fala do apresentador.     

O projeto dos alunos visa estabelecer uma solução para o trabalho manual de um operador de teleprompter, no qual o processo será totalmente autônomo. Para automatizar, o programa prevê um canal de áudio conectado ao teleprompter. O TP automático reconhece o que o apresentador está falando e conforme o ritmo da leitura, o teleprompter desce o texto ou para, caso necessário. 

“Nós ficamos surpresos e bastante felizes com essa conquista nossa, ainda mais que a nossa caminhada tem trazido ótimos resultados”, disse o estudante Gustavo Baron Lauritzen, de 17 anos de idade. Além dele, também fazem parte da equipe os alunos Daniele Beatris Schafer, de 18 anos e Gabriela Krempel Popper e Matheus Baron Lauritzen, de 17.  A orientação é do  professor Wagner Correia. 

Com a seleção os alunos recebem um determinado valor para fazer um protótipo do projeto, realizar testes e outras atividades que são necessárias para avaliação na etapa nacional, da qual eles estão classificados. 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp