Natureza e Humanas
Alunos do Sesi/ Eja apresentam atividades no Congresso do Eja Profissional
Evento ocorreu no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), durante a noite desta terça-feira, 27
por Redação 28/11/2018 às 15:07 Atualizado em 28/11/2018 às 15:12

 A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (SESI) em Brusque realizou, durante a noite desta terça-feira, 27 de novembro, o I Congresso EJA Profissionalizante Natureza e Humanas. O evento educacional ocorreu no Auditório do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), com o objetivo de apresentar à comunidade alguns dos trabalhos e projetos realizados pelos estudantes do EJA Profissionalizante do SESI Brusque no transcorrer do ano de 2018.

 

“Nosso EJA tem uma característica de trazer experiências que agreguem o conhecimento, indo além daquele ensino regular”, ressalta o diretor regional do SESI, Roberto Zen. “Esse congresso nos deixa muito orgulhosos, por poder proporcionar essa vivência às pessoas que em algum momento tiveram uma distorção no ritmo normal da escolaridade. É muito gratificante para nossa equipe participar desses projetos, participando destas temáticas”, continua.

 

O congresso contou com a apresentação de trabalhos com temas que foram desde alimentação, nutrição, história da indústria brusquense, mitos e verdades sobre vacinação e, até mesmo, as vivências de Geovane Araújo, um dos estudantes do EJA, como ex-militar brasileiro numa missão de paz no Haiti. “Sou natural de Brasília e vim pra Brusque depois desse período que estive fora, que foi entre 2014 e 2015. É muito gratificante poder compartilhar estas experiências. Só tenho a agradecer pela oportunidade oferecida pelo SESI”, comenta o ex-cabo do Exército Brasileiro.

 

O  I Congresso EJA Profissionalizante Natureza e Humanas contou com a organização das professoras Carina Gottardi Imhof e Beatriz Pazzini, coordenadas pela supervisora de Educação do SESI, Angela Suavi.  Conforme Imhof, a ideia de realizar o evento na UNIFEBE teve como meta proporcionar uma troca de vivências entre os alunos do EJA e de parte do corpo docente do centro universitário, que acompanhou atentamente as apresentações. “São cerca de 150 alunos. Propomos uma troca de ensinamentos. Os trabalhos foram feitos visando sempre uma experiência a mais do que apenas a teoria passada nas salas”, enfatiza.

 

Fechando o congresso, todos os participantes prestigiaram uma palestra com a professora doutora Edineia Pereira da Silva, Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE e, também, com o professor Claudemir Lopes. O tema, que tem tudo a ver com a proposta profissionalizante da Educação de Jovens e Adultos do SESI não poderia ser outro: Ética nas Profissões. “Foi bem gratificante receber os alunos e verificar a metodologia ativa que é trabalhada com eles. Isso faz com que estes alunos adquiram competências humanas e não somente técnicas”, finaliza a Pró-reitora.

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados