GUABIRUBA

Alunos são premiados pelo concurso “Poetizando Meu Vale” do CIMVI

Emerson, da Arthur Wippel, foi o primeiro colocado na etapa municipal e está concorrendo à etapa regional
por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Guabiruba 03/08/2022 às 16:41
Foto: Divulgação

Três estudantes foram para casa de mãos cheias na manhã desta quarta-feira, 03. Isso porque a superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, Jenifer Schlindwein, entregou a premiação aos três primeiros colocados na etapa municipal do concurso Poetizando Meu Vale - A Cultura do Vale Europeu Catarinense, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale Do Itajaí (CIMVI).

O concurso tem como objetivo conhecer e divulgar, pela percepção dos alunos dos quartos anos, a cidade em que estão inseridos na região turística do Vale Europeu. Os estudantes de Guabiruba e dos outros 11 municípios participantes assistiram a palestras e produziram poesias sobre os mais diversos temas sobre Guabiruba e o vale. Cada escola selecionou três poesias, que foram avaliadas pelos jurados municipais.

As três poesias escolhidas em Guabiruba foram:

1º “Casa Enxaimel”, do aluno Emerson Fernando Alves Luiz,  Escola Arthur Wippel

2º “Guabiruba é um Lindo Lugar”, da aluna Marcelly Alfarth Demetrio, Escola Cesário Régis

3º “Bela Guabiruba”, da aluna Isadora Cristina Albrecht, Escola João Jensen

O primeiro colocado recebeu uma bicicleta, uma medalha e um certificado. Já as segunda e terceira colocadas receberam uma medalha, um certificado e brindes de Guabiruba. O aluno Emerson, classificado no município, estará concorrendo à etapa regional na próxima sexta-feira, 12, na Feira Regional do Livro, em Timbó. “Eu estou muito feliz por ter ganhado em primeiro lugar”, diz o estudante da escola Arthur Wippel.

Para Marcelly, a segunda colocada, escrever a poesia foi muito legal. “Gostei muito de fazer a poesia e estou bem feliz.” Os pais Gracielli e Marcio Demetrio se sentem orgulhosos pelo desempenho da filha. “Nós sabemos do potencial dela. Muitas vezes as próprias crianças não acreditam nelas mesmas, e receber um prêmio desses é um incentivo em que elas podem dizer ‘eu sou capaz’”, comenta a mãe.

A professora de Marcelly, Sônia Milmerstet, do quarto ano da escola Cesário Régis, conta como foi o processo de aprendizagem e produção: “Eles estavam na estaca zero, por conta da pandemia. Foi muito treino. E agora é muito gratificante ver que nossa aluna conquistou o segundo lugar.”

“Eu me sinto muito feliz. A minha poesia fala sobre Guabiruba e o tanto que eu gosto dela. Eu fiz em uma noite, em meia hora, e foi muito divertido”, diz a terceira colocada, Isadora. O pai Israel Albrecht tinha certeza do potencial da filha. “Me sinto bem orgulhoso que ela é assim dedicada na escola e se dedicou bastante para fazer a poesia. Ela estava muito ansiosa para entregar e tinha certeza que iria ficar bem colocada no concurso.” A professora Amanda Von Gilsa também expressa seu orgulho: “É muito legal e gratificante para nossa escola ter uma finalista.”

A superintendente Jenifer Schlindwein considera esta, mais uma atividade importante no fomento à cultura, turismo e educação no município. “Concursos, premiações e atividades que promovam a competição saudável entre os participantes estimulam e motivam a participação e superação. Guabiruba foi a cidade, entre os 12 municípios que integram o CIMVI, que mais obteve adesão de alunos participando, totalizando 33 poesias. Um potencial notável e que agora torcemos para o resultado regional e para além nos próximos concursos e oportunidades que virão”, deseja a gestora.

O Vale Europeu

O Vale Europeu Catarinense é uma região turística que vem se destacando pela sua preservação histórica e cultural. Os traços dos colonizadores estão presentes na gastronomia, festas típicas, jardins, arquitetura, as paisagens naturais são fantásticas e vem atraindo turistas do mundo todo. O CIMVI juntamente com os municípios trabalham pela preservação sustentável da cultura. O concurso de poesia fomenta a busca pelo conhecimento do potencial do Vale Europeu Catarinense.


Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp