CÂMARA DE GUABIRUBA

Aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico foi destaque da sessão ordinária

Seis emendas da bancada de oposição ao projeto 32/2018 foram colocadas em votação e rejeitas pela maioria simples do plenário
por Assessoria de Imprensa da Câmara de Guabiruba 06/12/2018 às 10:45 Atualizado em 12/12/2018 às 11:51
Divulgação

A Câmara Municipal de Guabiruba realizou sessão ordinária na noite de terça-feira, 04 de dezembro, sendo os trabalhos presídios pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas). No encontro a palavra livre foi usada por sete vereadores que trataram dos mais diversos temas.

A sessão foi uma das mais acalorados dos últimos anos, centralizada nas discussões sobre a tramitação do Projeto de Lei n. º 32/2018, que trata da “Aprovação a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Guabiruba. Compreendendo os serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas”.

Seis emendas da bancada de oposição ao projeto 32/2018, foram colocadas em votação e rejeitas pela maioria simples do plenário.

Já o projeto foi aprovado com votos contrários dos vereadores Jaime Luiz Nuss e Haliton Kormann, ambos do MDB, Vilmar Gums (PSDB) e Godo Westarb Neto (DEM).

O presidente vereador Cristiano Kormann comentou a aprovação da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. Para o parlamentar o projeto teve tempo hábil para analise, sugestões e discussões com a realização de audiências públicas e encontro entre lideranças para explicações do conteúdo do projeto.

O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) agradeceu os vereadores da bancada de oposição pela ajuda na confecção das emendas ao Projeto de Saneamento Básico. Da mesma forma, lamentou que todas as emendas que foram votadas de forma conjunta foram rejeitas pelos vereadores de situação. Os principais pontos das emendas segundo o parlamentar era a aplicação de algumas isenções a pessoas carentes e também a diminuição do valor das tarifas, que segundo a proposta seriam fixadas em no máximo R$ 30,00.

Vereador líder de governo Waldemiro Dalbosco (Progressistas) comentou sobre o projeto que aprova a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Guabiruba, que foi aprovado na sessão.

Segundo o parlamentar a partir de agora o município ruma para resolver problemas de falta, qualidade da água e tratamento de esgoto, situações importantes para o crescimento ordenado da cidade.

O parlamentar chegou a comentar durante o encontro que desejaria ser prefeito daqui há 30 anos, para pegar uma cidade com tratamento de esgoto e problemas de abastecimento e distribuição de água resolvidos.

Por fim, também lamentou que ao logo dos últimos anos o tema “água e resíduos sólidos” tenham sidos em alguns momentos usados para fazer politicagem.

ORDEM DO DIA

* Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei n. º 30/2018, que “DISPÕE SOBRE PREVENÇÃO E ELIMINAÇÃO DAS CONTAMINAÇÕES DOS AQUÍFEROS FREÁTICOS NOS CEMITÉRIOS SITUADOS NO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA”.

*Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei n. º32/2018, que “APROVA A REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE GUABIRUBA, COMPREENDENDO OS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTAVÉL, ESGOTO SANITÁRIO, RESÍDUOS SÓLIDOS E DRENAGEM DAS ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS É DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. O referido projeto teve seis emendas da bancada de oposição rejeitadas. Já o projeto foi aprovado com os votos contrários dos vereadores Godo Westarb Neto, Jaime Luiz Nuss, Vilmar Gums e Haliton Kormann.

* Também foi aprovado Moção de Pesar, pelo falecimento da senhora Anna Kormann Gums, ocorrido no dia 01 de dezembro de 2018, por trata-se da esposa do senhor vereador Wilson Antônio Gums (in memoriam).

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, marcando a próxima para a próxima terça-feira, 11 de dezembro, no horário regimental de 19 horas.

Assuntos: Política

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp