PREVISÃO DO TEMPO

Ar frio e seco cobre o estado

Faz frio com mínimas entre 4/8ºC entre o Oeste ao Meio Oeste, 0/3ºC na Serra, -4 a -1ºC no Topo da Serra
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 09/04/2020 às 07:07 Atualizado em 09/04/2020 às 07:25

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

QUINTA-FEIRA (09/04): O ar frio e seco e que cobre o estado catarinense (alta pressão de origem polar), bloqueia a formação de nuvens carregadas provendo um dia de tempo estável e ensolarado com poucas variações de nuvens. Nevoeiros isolados no amanhecer. Formação de geada entre a madrugada e início do dia no Topo Serra e bem isoladamente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Serra Geral (altitude acima dos 500 a 800 m). Faz frio com mínimas entre 4/8ºC entre o Oeste ao Meio Oeste, 0/3ºC na Serra, -4 a -1ºC no Topo da Serra com geada e 8/11ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Máximas variando entre 20/23°C no Extremo Oeste, 18 a 21ºC no Oeste e 25 a 28ºC em pontos do Litoral Norte, Planalto Norte e Baixo Vale do Itajaí. Vento de sudoeste a sudeste com velocidade de 15 a 35 km/h do Oeste a Serra.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

SEXTA-FEIRA (10/04): Uma massa de ar frio (alta pressão atmosférica) proporciona tempo firme e ensolarado na maior parte do estado de SC. Nevoeiros isolados no amanhecer limpando gradualmente. Aumento de nuvens na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí com chance de garoa isolada no final da tarde e noite, devido à umidade que vem do oceano. Formação de geada entre a madrugada e início do dia nas áreas do Topo da Serra. Faz frio com mínimas entre 7/10ºC entre o Oeste ao Meio Oeste, 2/5ºC na Serra, -2 a 1ºC no Topo da Serra com formação de geada (região de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim e Urubici) e 8/11ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Máximas variando entre 20/23°C no Oeste e 24 a 27ºC em pontos do Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Baixo Vale do Itajaí. Vento de sudoeste a sudeste com velocidade de 15 a 35 km/h do Oeste a Serra. Rajadas de 25 a 45 km/h no Litoral.

Obs: Condições climáticas (amplitude térmica com amanhecer frio e tarde agradável a quente) propícia a resfriados e gripes. Atenção com o Coronavirus (COVID-19). Siga a orientação das autoridades e fique em casa. Aproveitem este período de quarentena para retirar qualquer objeto que possa facilitar a procriação do mosquito da dengue em SC.

PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA

?Boas condições para qualquer atividade ao ar livre seja na cidade ou campo. Ótimo para fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue.

? Nas áreas de lavoura de feijão (especialmente do Oeste, Planaltos e partes altas do Vale do Itajaí e Grande Fpolis) as madrugadas frias e com muito orvalho são favoráveis a ocorrência da antracnose, requeima na batata e outras culturas da mesma família. Culturas de verão tardias (feijão, soja, milho) que estiver em enchimento de grão ou flor sofrerá com perdas pelo frio egeada.

?Geada moderada a forte do Oeste ao Meio Oeste, Centro e Serra acima dos 800/1100 m em baixadas e fundo de vales e fraca no topo. Do Extremo Oeste ao Planalto Sul e Oeste do Planalto Norte geada fraca a moderada e isolada nas áreas acima dos 600/800 m (áreas de baixadas). Algum risco na região de Rancho Queimado.

?A seca e o frio trazem prejuízos nas culturas fora de época (confirmando o alerta dado em fins de janeiro e fevereiro).

? Bom para semeadura de pasto de inverno.

?Os efeitos da estiagem continuam e se intensificam.

? Na fruticultura, região da Serra com boas condições para colheita e eventuais tratamentos (a água pode limitar, pela falta). Assim como poda. De manhã o frio incomoda. Retirar a água das turbinas e outras máquinas agrícolas no topo da Serra, risco de congelamento e danos em áreas de vales e baixadas da região (mínimas entre -1/-4°C)

? Economia na utilização de irrigação, especialmente nas hortas comerciais em todo o estado.

? Se conseguir irrigar os pomares, especialmente maçã, seria aconselhável em função da fase crítica para “preparar” a produção da próxima safra (março e abril).

? Seguir à risca o zoneamento agroclimático para o plantio da safra de inverno e verão.

?ECONOMIZAR ÁGUA!

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp