PREVISÃO DO TEMPO

Ar frio e úmido predomina na faixa leste com tempo seco e sol no oeste

Muitas nuvens com predomínio do céu nublado intercalando com momentos de sol e chance de chuva fraca e mal distribuída no Vale
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 21/08/2019 às 07:10 Atualizado em 21/08/2019 às 07:44

CENTRAL DO TEMPO – FLORIANÓPOLIS SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA 21/08/2019

A atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) mantém tempo firme e ensolarado com poucas variações de nuvens entre o Oeste, Meio Oeste, incluindo algumas áreas da Serra e Litoral Sul, alternando com intervalos de maior nebulosidade (céu nublado a parcialmente nublado). O fluxo de ar frio proveniente do oceano (circulação marítima) reforça um dia de muitas nuvens com predomínio do céu nublado intercalando com momentos de sol e chance de chuva fraca e mal distribuída entre o Litoral (destaque para a Grande Florianópolis ao Litoral Norte), Vale do Itajaí e Planalto Norte. É valido ressaltar que a maior parte do dia, é de tempo seco com variação de nebulosidade. Formação de nevoeiros entre a madrugada e início da manhã. Temperatura segue baixa entre a madrugada e manhã com mínimas entre 2 a 5ºC com formação de geada isolada nas áreas de vale e baixadas e entre -1 a 1ºC no Topo da Serra com geada mais ampla. Mínimas entre 5 a 8ºC no Litoral Sul e entre 11 a 13ºC entre a Grande Florianópolis ao Norte do estado. Durante a tarde, temperaturas em elevação, sobretudo no Oeste e Extremo Oeste com máximas variando entre 21 a 23ºC.  Nas demais áreas, máximas oscilando entre 17 a 19ºC. Vento sudeste a nordeste com rajadas ocasionais de 20 a 45 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quinta-feira (22/08): Tempo estável com presença de sol e algumas variações de nuvens entre os setores do Oeste, Centro e Serra com aumento gradativo da nebulosidade onde intercala com períodos de céu encoberto. No decorrer do final da tarde e noite, áreas de instabilidades reforçadas pela atuação de um cavado invertido (sistema de baixa pressão) promove a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas (raios) entre os setores do Oeste, Meio Oeste se estendendo até o final da noite para o Vale do Itajaí e Planalto Norte. Risco de temporal (granizo, raios e ventania). O escoamento de ar frio e úmido transportado do mar em direção ao continente (padrão de circulação marítima) favorece um dia de muitas nuvens com chuva fraca e isolada (sobretudo nas áreas de vales e morros) entre a Faixa Litorânea, Vale do Itajaí e Norte do estado, alternando com momentos de sol (períodos de melhoria). A maior parte do dia passa com tempo seco na Faixa Leste. Temperatura baixa pela manhã e agradável à tarde com maior elevação no Extremo Oeste. Mínimas entre 4 a 6ºC do Oeste a Serra sendo que no Topo da Serra as mínimas podem atingir entre -2 a 0ºC com formação de geada nas áreas de vales e baixadas. Máximas entre 24 a 26ºC no Extremo Oeste e abaixo dos 23ºC nas demais regiões. Vento de nordeste a noroeste com oscilações para o quadrante sul a sudeste com rajadas de 20 a 40 km/h.

 Tendência do Tempo (Resumida) – Sexta-feira (23/08): Tempo fechado com chuva e trovoada entre a madrugada e manhã do Oeste aos Planaltos Norte e Sul, incluindo algumas áreas do Norte do estado, melhorando gradativamente no final da manhã e ao longo da tarde e noite. Risco de temporal (granizo, raios e ventania). Menor chance de chuva no Topo da Serra e Litoral Sul. O padrão de circulação marítima ainda se mantém presente no Litoral com ocorrência de garoa/chuva fraca bem isolada. Temperatura baixa no início da manhã. Formação de geada nas baixadas do Topo da Serra.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp