METEOROLOGIA

Ar seco e frio predomina sobre o estado

Dia ensolarado do Oeste a Serra com temperaturas máximas variando entre 15/18ºC e mais agradável no Litoral e Vale do Itajaí, na marca dos 20/23ºC
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 27/05/2020 às 08:24

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

QUARTA-FEIRA (27/05): O ar seco e frio que cobre o estado de Santa Catarina (região de alta pressão) bloqueia a formação de nuvens carregadas promovendo um dia ensolarado com pouquíssimas variações de nuvens em todas as regiões. Entre o Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte, formação de nevoeiros e geada nas baixadas e vales entre a madrugada e parte da manhã seguindo com predomínio de sol e poucas nuvens. Geada bem fraca e bem isolada no Médio e Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul. Um dia gelado e ensolarado do Oeste a Serra com temperaturas máximas variando entre 15/18ºC e mais agradável no Litoral e Vale do Itajaí, na marca dos 20/23ºC sendo mais ameno no Litoral Sul, na marca dos 18/21ºC. Formação de geada entre a madrugada e manhã do Oeste a Serra com mínimas próximas de 0/5ºC. Mínimas entre -1/-4°C em alguns pontos do campos de Palmas e Topo da Serra durante o amanhecer sobretudo no interior. Vento predominante do quadrante sudoeste/sudeste com rajadas de 20/30 e pontuais de 50 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

QUINTA-FEIRA (28/05): Uma massa de ar frio e seco (sistema de alta pressão) favorece um dia de tempo estável com predomínio de sol com poucas variações de nuvens em todas as regiões de SC. Entre o Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte, formação de nevoeiros e geada nas baixadas e vales entre a madrugada e parte da manhã seguindo com predomínio de sol e poucas nuvens. Um dia ensolarado em SC com temperaturas máximas variando entre 20/23ºC e na marca dos 23/25ºC no Litoral e Vale do Itajaí, sendo mais ameno no Planalto Norte na marca dos 18/21ºC. Formação de geada entre a madrugada e manhã do Oeste a Serra com mínimas próximas de 1/5ºC. Mínimas entre -5/-2°C em alguns pontos do campos de Palmas e Topo da Serra durante a amanhecer sobretudo no interior. Vento predominante do quadrante nordeste/norte com rajadas de 10/20 e pontuais de 40 km/h.

PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA

? Condições favoráveis às atividades ao ar livre. O frio incomodará do Oeste aos Planaltos e agradável no Leste, apenas as atividades sensíveis ao vento é que terão algumas restrições. O vento incomoda na rede elétrica. Fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue.

? Em hortas comerciais maior atenção com as doenças de inverno pois termos boas condições para seu desenvolvimento (amanhecer e noites frias). Para semeadura do fumo e cebola; ruim por falta de umidade do Centro ao Litoral e bom do Centro ao Oeste, porém as madrugadas frias e o risco de geada exigem muita cautela nas áreas mais altas de produção. Mais viável se tiver água a disposição tanto para semeadura como continuidade da cultura. Ruim para o transplante do fumo devido à falta de chuva (bom se tiver irrigação a disposição) do Centro ao Litoral. No Oeste o frio e a geada serão limitantes.

? A seca traz prejuízos nas culturas fora de época e de época (confirmando o alerta dado em fins de janeiro e fevereiro). Já é a seca mais severa no Topo da Serra em 66 anos de dados (São Joaquim) no intervalo de junho de 2019 a abril de 2020.

? Cuidado ao queimar o lixo na propriedade e evitar de jogar o cigarro acesso na beira de estradas. EVITEM AO MÁXIMO QUALQUER QUEIMADA NA PROPRIEDADE E EM ÁREAS PRÓXIMAS DE REFLORESTAMENTOS E CAMPOS. Condições de propagação; bem favoráveis de segunda em diante.

?Os efeitos da estiagem continuam neste mês de maio com alguns intervalos em que suaviza um pouco. Poderemos ter um bom intervalo de chuva entre sexta e fim de semana nas áreas de pecuária leitura (especialmente no Oeste até o Centro) o que ajudará no pasto de inverno e na semeadura onde ainda não foi feito. Porém voltará a ficar seco e o frio intenso na semana que vem prejudicará o pasto nativo e nas variedades mais tropicais (perda de qualidade ou queima total da forragem).

? Na fruticultura, no geral, a falta de água prejudica os tratamentos (falta parcial ou total de água) de outono/inverno. Nas outras culturas usar com muito bom senso a água.

? Economia na utilização de irrigação, especialmente nas hortas comerciais em todo o estado. Reservar água para as culturas  de inverno reformando e ampliando os açudes, fazer novos açudes (dentro da legislação) e aproveitar a água de telhados na propriedade (cisternas) obtendo ajuda da Epagri local.

? Bom para fazer a poda (mais grosseira) de inverno em algumas fruteiras de clima temperado. O ideal é retardar o máximo possível a poda inverno/primavera das fruteiras de caroço e variedades precoces de videira (risco alto de geada na florada e frutificação). No caso das fruteiras de caroço recomendo deixar florescer e frutificar para depois fazer a poda.

? Culturas de inverno sem irrigação terão problemas neste ciclo. Economizar o máximo possível quem tiver açudes para isto. Assim como reservar água para o combate a geada na época certa.

? Vem frio forte nesta semana devendo ter muita atenção com os cultivos comerciais de plantas ornamentais. Maior atenção com as variedades tropicais e subtropicais que poderão sofrer danos pelo frio. Atenção com as criações de suínos e aves (especialmente os pintinhos/aquecimento). Também atenção ao maquinário agrícola com o risco de muitas horas negativas nas áreas mais frias de SC, anticongelante ou proteger bem os equipamentos do frio extremo da madrugada/amanhecer de quarta a sexta-feira (pontuais entre -3/-6°C em baixadas e vales podem ocorrer). Geada ampla em SC de quarta a sexta, bem isolada no Litoral.

? Seguir à risca o zoneamento agroclimático para o plantio da safra de inverno e próximo verão.

Obs: Atenção com o Coronavirus (COVID-19). Siga a orientação das autoridades. Aproveitem este período de quarentena para retirar qualquer objeto que possa facilitar a procriação do mosquito da dengue em SC.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Ronaldo Coutinho – Engenheiro Agrônomo – CREA/SC 26.681-3

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp